RECEITA GAÚCHA
Guia dos EUA: De onde veio e como fazer a tradicional sobremesa gaúcha que está entre as piores comidas típicas do Brasil
Lista causou polêmica por reunir pratos muito apreciados em diversos estados brasileiros; Rio Grande do Sul aparece com duas receitas
Última atualização: 14/10/2024 17:57
A divulgação de um guia dos Estados Unidos que reúne receitas tradicionais brasileiras em uma classificação das piores comidas típicas do Brasil gerou polêmica. A lista extensa virou uma polêmica em vários cantos do País. O Rio Grande do Sul aparece na classificação com dois pratos: sagu e salada de maionese.
A notícia gerou rebuliço nas redes sociais. Afinal, sagu é um clássico em refeições familiares, buffet de restaurantes, cardápios de festas no Estado. Ele faz parte das recordações de infância de um monte de gente e é uma iguaria, a essas alturas, tipicamente brasileira.
Mas o sagu é gaúcho, pelo menos na sua atual encarnação. Os europeus preparavam algo parecido com farinhas, e os indígenas daqui usavam a fécula de mandioca em receitas cozidas. A Serra gaúcha uniu as duas coisas e popularizou o nosso sagu. A receita consagrada é de vinho, embora haja variantes pelo Brasil.
Abaixo, aprenda a fazer o famoso, e agora polêmico, sagu em uma receita do restaurante Di Paolo.
Receita de sagu com vinho e suco de uva
Ingredientes
- 2 litros de vinho
- 400 ml de água
- 200 g de sagu
- 600 g de açúcar
- 200 ml de suco de uva integral
- cravo e canela a gosto
Modo de preparo
Ferva o vinho em fogo alto. Coloque fogo no vinho (para queimar o álcool). Quando apagar, acrescente o cravo, a canela e a água. Quando ferver, coloque o sagu. Depois de 20 minutos, acrescente o açúcar. Coloque o suco. Desligue o fogo quando ferver e deixe esfriar na panela, mexendo ocasionalmente.
>>>Clique aqui e confira outras receitas