GOURMET
Como escolher a massa ideal para a macarronada? Especialista ensina
O segredo pode estar na combinação entre massa e molho
Última atualização: 12/12/2023 09:18
Por mais apetitosa que seja a macarronada, muitas vezes ela não está harmonizada da forma correta. Segundo especialistas em cozinha italiana, existem tipos específicos de massa para molhos e ocasiões distintas.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS CONTEÚDOS DE GASTRONOMIA
O primeiro e mais comum dos erros está justamente nessa combinação. Espaguete, penne e farfalle, os queridinhos dos brasileiros, são normalmente preparados com o molho da preferência de quem cozinha, seja ele à base de tomates frescos, carne ou creme de leite, sem muita atenção ao conjunto da obra. E, para piorar, são servidos em refeições e ocasiões que, de certa forma, não "pedem" tais pratos.
Por exemplo: imagine que você tem um encontro romântico em casa e resolve preparar um espaguete com ragu de costela para a ocasião. Claro que o prato é delicioso, mas temos que concordar que esse não é o mais leve do mundo, certo? Essa combinação pode deixar o casal estufado, estragando um momento que seria de relaxamento e leveza.
E por falar em encontros e pratos leves, o restaurateur Léo Marigo, do Daje Roma, dá mostra como a combinação molho-massa é capaz de trazer sutileza para as massas. "Para molho leves, como pomodoro, é legal usar pasta curta furada. O penne e o paccheri são ótimas opções por conta de sua cavidade acentuada", explica Marigo.
Agora, se você insistir no acompanhamento de ragu de costela, lembre-se que essa é uma refeição mais substancial e pode casar perfeitamente com um almoço de domingo em família. Para não errar na escolha da massa, selecione pastas longas e largas, como o pappardelle. Léo Marigo diz que essa escolha trará o "equilíbrio perfeito" entre carne e massa.
Molho pode indicar a intenção do prato
Se o desejo é impressionar na cozinha e ao mesmo evitar um preparo demorado, o molho branco com cogumelos pode ser uma ótima opção. Para isso, recorra a massas que garantam um equilíbrio, onde nem o molho nem a massa se sobreponham. Ravioli, espaguete e fettuccine são ótimas pedidas para dias de preguiça sem perder o rigor culinário.
A verdade é que macarronada não tem muito segredo. Cada um faz do jeito que gosta, e muitas combinações são possíveis. Mas seja com molho de tomate pronto e salsicha ou um molho mais requintado com trufas, sempre se pode deixar as refeições mais harmoniosas. Siga essas dicas e, com certeza, você provará melhores massas feitas em casa.