A partir do pedido de uma família da comunidade para que a Emeb Cecília Meireles, no bairro Operário, fizesse um sábado letivo sobre o tema da inclusão, a diretora Reginara Dörr e a coordenadora pedagógica Camila Lettnin resolveram ir além: de apenas um dia, o assunto foi tema central de uma semana inteira de atividades.
Chamada de Semana da Diversidade, a primeira edição foi no início deste mês e contou com várias ações e momentos de reflexão sobre a inclusão e a diversidade.
No dia 2 de abril, inclusive, toda a comunidade escolar foi convidada a se vestir de azul, com o objetivo de marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. “Cada turma da escola estudou sobre um artista com alguma deficiência e experimentou essa deficiência. Como no caso do artista plástico Marcelo Cunha, que passou a pintar com a boca depois de um acidente lhe deixar tetraplégico”, detalha, ao contar que os alunos foram convidados a pintar também com a boca. “Em outros casos, os estudantes experimentaram tirar fotos vendados, desenhar com os pés”, relata Camila.
Todos os trabalhos desenvolvidos foram reunidos em uma exposição aberta aos pais, que marcou o encerramento da semana. “Foi muito bacana e emocionante. Tanto é que a semana será inserida no nosso calendário anual”, destaca Reginara.