Com uma longa trajetória no estudo da programação e até participação em olimpíada no Uruguai, a EMEB Irmão Nilo, no bairro Boa Saúde, desenvolve há cerca de quatro anos o projeto de robótica. Hoje, o estudo conta com a participação de quatro grupos com aproximadamente dez alunos no contraturno escolar, nas segundas e sextas-feiras. Algumas ações também são feitas nas turmas regulares dos 3º, 4º e 5º anos, e há vários outros estudantes que desejam fazer parte.
“A robótica auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades”, destaca o coordenador do Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tedic), Thiago De Zorzi Reinher. “Temos uma equipe diretiva que está investindo bastante e os pais também contribuem com doações mensais. Assim consigo comprar mais componentes para as aulas.”
Segundo Reinher, iniciantes ou mais experientes, os alunos são empenhados e se dedicam na compreensão e realização dos projetos, como o sistema de segurança residencial desenvolvido recentemente. Nos últimos dois anos a escola tem realizado a Mostra de Robótica, com participação dos alunos e visitas de pais e de outras instituições para divulgação dos projetos desenvolvidos.
Há dois anos e meio no projeto, Kauanny Beatriz Pacheco e Bairros, 11, não imaginava que pudesse gostar tanto. “A gente consegue construir coisas, aprender e não ficar tanto no celular”, comenta. Igor Matheus de Melo Rossato, 11, concorda: Gosto de programar e criar coisas novas.”
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags