Ampliação do vocabulário, melhora na escrita e o despertar da criatividade são alguns dos resultados do projeto de leitura da EMEB Padre Reus, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Desde o início do ano, a professora do 4º ano C, Fabíula Chinelato Scolaro, desenvolve O fantástico mundo da leitura, que explora as diferentes dimensões da leitura na infância, analisa os benefícios cognitivos, entre outros objetivos.
Segundo Fabíula, a leitura, além de melhorar a compreensão textual, também estimula habilidades em outras áreas. Para promover o incentivo ao hábito, ela realizou várias iniciativas, como a criação de uma gibiteca e livroteca na escola, contação de histórias, empréstimo de livros para casa, fichas de leitura e rodas de conversa em espaços como a sala de aula e o pátio. “Aos poucos, os alunos começaram a demonstrar interesse, pediam aos pais para levá-los ao sebo, trocavam livros no recreio e compartilhavam suas leituras. Hoje, tenho alunos leitores e a produção de textos também melhorou muito”, celebra.
Os estudantes não escondem o entusiasmo. Nykyeli Kleinkauf, 10 anos, conta que seu gosto pela leitura mudou após as atividades. “Eu lia livros bem fininhos, mas agora prefiro os maiores. O diário de uma garota nada popular é um dos meus preferidos”, relata.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags