Fala, Galera
Os pequenos grupos da Emei Joaninha e o respeito às crianças
A metodologia de dividir as turmas em pequenos grupos desmistifica aquela máxima de todos fazerem juntos as mesmas tarefas ao mesmo tempo
Última atualização: 05/07/2024 12:43
Enquanto a maioria dos alunos da Faixa Etária 2 segue na sala de referência com a professora Eliandra Camargo, um pequeno grupo acompanha os passos da professora Rafaela Flores até outro espaço da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaninha, no bairro Canudos. Isso porque eles vão participar de uma sessão, onde poderão interagir, aprender e investigar sobre o tema da construção.
De acordo com a diretora Juliana Gallina, essa dinâmica integra o método de trabalho da rede municipal de ensino e garante o respeito ao tempo de cada criança. "Os pequenos grupos permitem uma escuta mais atenta dos alunos, respeitando o tempo deles e garantindo que possam fazer as atividades com calma, sem disputa de espaços, materiais ou atenção", explica.
Segundo a coordenadora pedagógica Sissa Catarina Muller, a metodologia de dividir as turmas em pequenos grupos desmistifica aquela máxima de todos fazerem juntos as mesmas tarefas ao mesmo tempo.
"Não são apenas nas sessões, mas também nos espaços de refeição e higiene, onde os momentos se tornam mais prazerosos tanto para os alunos quanto para os educadores", defende, ao explicar que até as salas são organizadas em pequenos espaços. "E são as próprias crianças que se auto-organizam nesses espaços", detalha.