Os alunos da Faixa Etária 5 da Emei Arco-Íris, no bairro São José, estão acostumados com a roda de conversa e leitura. No entanto, com o passar dos meses, outro elemento começou a fazer parte deste momento: o jornal.
Isso porque, de acordo com a professora Joyce Pinheiro dos Santos, os pequenos começaram a trazer assuntos do cotidiano para dentro da sala de aula. “Percebemos que o interesse deles estava mais no que acontecia em volta do que nos livros de literatura da biblioteca. Não que eles perderam o encanto pela literatura, ao contrário, mas o dia a dia estava chamando mais a atenção deles”, explica.
E foi assim que as edições dos jornais começaram a ser usadas como instrumento no processo de letramento dos pequenos. “Primeiro, eles estavam muito interessados com as seções de promoções dos mercados. Ficavam curiosos sobre os preços e os comparavam entre um estabelecimento e outro. Depois, ficaram interessados na previsão do tempo, no que significava cada ícone. E assim a gente vai aproveitando essa curiosidade para trabalhar números, noções de valores, símbolos”, detalha Joyce.
LEIA TAMBÉM