A partir das observações e questionamentos diversos das crianças sobre as árvores, foi criado o projeto O quintal da floresta na EMEI Floresta Encantada, no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo. Iniciada no período de acolhimento, a iniciativa se encaminha para o final, pois as crianças já concluíram suas indagações.
Conforme a diretora da escola, Juliani Eckert, no início do ano as árvores de araçás tinham frutos, os alunos observaram e começaram a fazer muitas perguntas, motivando a criação do trabalho de investigação. A professora da faixa etária 3A, Julia Rafaela Coelho, e responsável pelo projeto, as dúvidas e curiosidades resultaram em uma série de atividades. “Eles perguntavam se todas as árvores tinham frutas, por exemplo. Fizemos desenhos de observação, vídeos, fotos com celular, utilizamos retroprojetor e visualizamos detalhes no microscópio. Foi bem produtivo”, relata. “Eles quiseram saber mais sobre frutas, folhas, as partes de uma árvore, além de tamanho, espessura dos galhos. Criei os trabalhos conforme os interesses deles.”
Semanalmente, as atividades proporcionaram descobertas que foram documentadas em registros e compartilhadas nos murais da escola, destacando a evolução nas produções gráficas, agregando conhecimentos e o cuidado com o meio ambiente. O projeto trouxe conhecimentos e diversão para as crianças. “Gosto mais do coqueiro e das pitangas”, diz Heloisa dos Santos, 4 anos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags