Ao longo do ano letivo, os 250 alunos do 1º ao 5º Ano da Emeb Caldas Júnior, no bairro Santo Afonso, “trabalharam” para conquistar o dinheiro da “República Escolar Caldas Júnior”. O “trabalho”, na verdade, era desenvolver as habilidades de leitura e ampliar o leque de livros lidos ao longo das aulas. Em troca, eles receberiam cédulas exclusivas que garantiriam, em dezembro, a compra de livros, brinquedos e material escolar. Toda essa dinâmica está inserida no projeto “Mercado dos Sonhos” criado há três anos pela, agora, professora aposentada Jane Engel.
No primeiro ano, inclusive, o mercado foi criado com itens doados pela comunidade, a partir da mobilização da dona Jane. Mas o projeto deu tão certo que ganhou incentivo financeiro de uma cooperativa de crédito e, de dois anos para cá, todos os produtos são novos — desde os livros, os brinquedos e o material escolar. “Neste ano, foram mais de R$ 10 mil investidos para compor os ‘produtos’ do nosso mercado”, conta a diretora Bruna Monteiro Cesar.
E os alunos não medem esforços para garantir o “dinheirinho de mentirinha”. Seja retirando mais livros emprestados da biblioteca ou aperfeiçoando a leitura em voz alta para toda a turma. “Nos organizamos para que todos os alunos recebam alguma cédula, assim incentivamos que todos os 250 estudantes se desenvolvam e evoluam na área da linguagem”, destaca.
E diante de tantas opções do Mercado dos Sonhos, um item é obrigatório e não pode sair do carrinho de compras: o livro. Segundo a diretora, todos os estudantes devem escolher um título para levar pra casa. “Com o valor sobressalente, eles podem optar pelas outras mercadorias, como os brinquedos”, explica. Neste ano, o Mercado dos Sonhos ocorreu no dia 4 de dezembro.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags