Fala, Galera

Liberdade de expressão é o foco do Espaço de Arte na EMEI João Vidal Campanhoni

O projeto contempla as crianças de todas as faixas etárias

Publicado em: 10/12/2024 09:04
Última atualização: 10/12/2024 09:07

O Espaço de Arte João Vidal é uma novidade na EMEI João Vidal Campanhoni, no bairro Rondônia. Inaugurado em 2024 no início do ano letivo, concentra inúmeras possibilidades de materiais e interações das crianças. São tintas, pincéis, giz de cera, papéis, livros, revistas, sementes, instrumentos musicais, valoriza vários tipos de cultura, como a indígena. “É um espaço para que as crianças se expressem de forma plural, em muitas atividades”, destaca a coordenadora pedagógica Michele Palharini Ilhosa.

No Espaço da Arte, a música é uma forma de brincadeira coletiva e individual Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Conforme Michele, muitas vezes as crianças são levadas para o Espaço da Arte com uma proposta específica criada pelas professoas. Mas, em outras, o objetivo é promover a exploração livre. A partir dos interesses dos pequenos, são criadas novas ideias de atividades: “Os maiores gostam de pegar o globo terrestre e livros. Os pequenos gostam de pequenos jogos, e todos adoram brincar com tintas. O espaço preserva a expressão individual da criança.”

Os jogos de encaixe estimulam o raciocínio, a interação e a determinação Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

As diferentes alternativas de brincar e aprender permitem que as professoras percebam o que desperta o interesse dos pequenos alunos. “O projeto contempla todas as faixas etárias e traz a possibilidade de ampliar as pesquisas das crianças”, observa a diretora Gabriela Lunardi de Oliveira Martins.

O aprendizado é contínuo, por meio de diversas possibilidades e contatos com os mais variados materiais Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Sementes, formas e adereços, tudo vira objeto de arte Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas