Fala, Galera

Leitura e interpretação artística na EMEB Pres. Tancredo Neves

Para as atividades são usados diversos tipos de elementos com referências às histórias

Publicado em: 14/11/2024 10:07
Última atualização: 14/11/2024 10:10

O projeto Mediação à Leitura, realizado semanalmente na EMEB Pres. Tancredo Neves, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, instiga o gosto pelos livros entre alunos da faixa etária 4 ao 5º ano “O objetivo é fomentar o interesse pela leitura e literatura infantil, abordando temas diversos. As atividades propostas estimulam a compreensão, criatividade e senso crítico”, explica a coordenadora pedagógica Kelly Costa.

A contação de histórias é apenas uma das atividades Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial


Idealizadora do projeto, a professora Suelen Cristina de Souza conta que a ideia veio após a leitura do livro Letras de carvão, que retrata uma comunidade onde apenas o dono da mercearia sabia ler. “Discutimos o valor dos estudos, isso despertou o interesse das crianças, que compartilharam histórias de suas famílias”, relata.

Com os alunos maiores Suelen explora temas como a cultura africana e indígena. “Trabalho identidade e aceitação das diferenças, e eles adoram.” Usando atividades artísticas, ela promove a leitura, produção de textos e releituras.

Na história de Prendarela as crianças aprenderam sobre a cultura da erva-mate Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

O estímulo está sempre presente nas dinâmicas, seja em experiências com carvão, ervamate, argila ou com os olhos vendados para tocar um livro em Braille Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas