Desde abril, a EMEI Vivendo e Aprendendo, no bairro São Jorge, desenvolve o projeto O que tem no nosso quintal, com a turma da faixa etária 3. A diretora Cláudia Morais relata que o interesse das crianças motivou a procura por bichos pequenos como lagarta e abelhas. “São várias etapas de trabalho e isso atua no processo de desenvolvimento deles, que gostam muito. A cada etapa eles vão em busca de novos bichinhos”, afirma.
Há cerca de uma semana, as crianças fazem o acompanhamento da lagarta Lua. “O primeiro bichinho foi um caracol, o segundo uma abelha e foi o xodó deles, depois veio um grilo e agora a lagarta. Esse trabalho tem um período maior, pois despertou ainda mais o interesse deles. Pelo tamanho, achamos que ela será uma mariposa”, relata a professora titular Taís Silva. Ansiosos pelas mudanças do bichinho, as crianças observam com atenção e aguardam para soltá-la na natureza da escola.
O processo investigativo inclui atenção às características do bicho encontrado, desenho de observação e comparativo. “Ano passado as crianças pesquisaram a minhoca. Elas gostam muito de estar no pátio e procurar bichinhos, e acho que vão trazer cada vez mais ideias, tudo depende deles”, diz Taís. Como os colegas, Mateus da Costa Scherer, 4 anos, acha que a borboleta será azul, como vista numa foto.
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.
LEIA TAMBÉM