Há quem diga que os leitores são formados ainda na infância. Na EMEI Branca de Neve, no bairro Rincão, esse propósito é colocado em prática em todas as faixas etárias da escola, do um aos três anos. Com atividades variadas, os pequenos são estimulados ao contato com as historinhas e personagens.
Desde o ano passado a escola realiza a Terça Literária. A ideia surgiu ao perceberem muitos livros infanto-juvenil e adulto parados. “Escolhemos alguns e deixamos para retirada dos pais, para que as crianças os vissem com livros. Elas saiam com a família e queriam levar. Começamos a pôr para elas também”, conta a diretora Daiane Borghezan. “Às vezes os irmãos maiores vêm buscar as crianças e também levam livros para casa.” A cada semana são disponibilizados novos títulos.
Para Daiane, é uma forma de incentivar a leitura para as famílias que não têm condições de comprar livros. “A literatura de qualidade é cara. Por meio de programas conseguimos comprar mais obras.” Além da Terça Literária, uma vez por semana as crianças retiram livros na biblioteca e os levam para casa, em suas sacolas individuais.
A contação de histórias também é uma atividade festejada. “É importante estimular a criatividade e a imaginação usando a parte mais lúdica, para que criem o hábito e levem para a vida. Hoje, alguns já chegam na biblioteca sabendo o livro que querem”, afirma a professora de mediação de leitura, Michele Nunes Blank.
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.
LEIA TAMBÉM