Seis meses após a pior catástrofe climática vivenciada pelos gaúchos, os 130 alunos das faixas etárias zero a quatro anos da Emei Vila das Flores, no bairro Canudos, voltam a fazer as pazes com a natureza. No mesmo espaço que foi inundado pela água no mês de maio, hoje os pequenos brincam e se divertem com o auxílio da professora Larissa Ramos Kleinkauf — e de um mutirão de pessoas que garantiu a revitalização do espaço.
Responsável pelo projeto Criança e Natureza, Larissa promove a exploração das áreas ao ar livre pelas crianças, seguindo o conceito do desemparedamento. “Muitas crianças não têm, em casa, espaço para correr, pátio para brincar, para colocar o pé na terra. E aqui nós oferecemos isso, incentivando-as a se desafiarem cada vez mais nesse contato com a natureza”, explica.
Larissa conta que, no início do ano, tinha crianças com medo de andar de balanço. “Hoje, elas já querem se balançar em pé”, brinca, ao exemplificar o quanto os pequenos vêm desenvolvendo autonomia e se apropriando dos espaços.
Além do divertimento e da interação entre as diversas faixas etárias, os alunos também são incentivados a pesquisarem sobre os elementos que encontram no pátio. “Eles se debruçam sobre as plantas, os animais, em uma investigação com a natureza”, detalha.
LEIA TAMBÉM