Fala, Galera
EMEI João de Barro promove espaços para o brincar autônomo
A escola utiliza o mobiliário da abordagem Pikler, criado para as necessidades dos bebês
Última atualização: 22/11/2024 09:35
Criar espaços que promovam a autonomia com segurança é uma das estratégias da EMEI João de Barro, no bairro Rondônia. Mesmo na faixa etária zero, já existe a preocupação que os ambientes sejam pensados para atender às necessidades dos bebês.
Segundo a coordenadora pedagógica Alexandra Bitencourt, na escola é utilizado o mobiliário da abordagem Pikler, que prevê a construção dos móveis de acordo com um estudo e a altura dos pequenos. “Desde 2019 adquirimos os móveis e materiais que oportunizam que eles criem
estímulos visuais e sensoriais”, explica.
A professora Suélen Sipp destaca que o método ajuda de forma efetiva no desenvolvimento das crianças: “Os móveis pensados para eles proporcionam autonomia dos movimentos livres, assim eles criam confiança nos espaços, que são desenvolvidos conforme o desenvolvimento motor.” Novas ideias e desafios são incorporadas à sala a partir dos interesses dos bebês, desenvolvendo um percurso de transformação ancorado na abordagem do Observatório da Cultura Infantil (OBECI). Um exemplo é o espaço da música, criado a partir da curiosidade dos bebês pelos sons.