Fala, Galera
EMEI Chapeuzinho Vermelho promove investigação variada
Os trabalhos com a faixa etária 4 iniciaram no retorno às aulas após as enchentes
Última atualização: 03/12/2024 09:18
Despertar a curiosidade ao mesmo tempo que propicia aprendizado é um dos focos das investigações na EMEI Chapeuzinho Vermelho, bairro Canudos. Enquanto na turma da professora Karley Gonçalves é realizado o projeto Tem um peixe aqui, nas turmas da professora Diesi Duarte a investigação é Cadê os bichinhos que estavam na escola? Os trabalhos iniciaram com as crianças de quatro anos na volta às aulas após o recesso das enchentes.
“A ideia era tirar o foco do momento que estávamos vivendo. O peixinho veio para ser um presente aos alunos. Mas, começaram os questionamentos, hipóteses, e juntos fomos descobrir mais a respeito. O peixe tem sido parte da turma”, explica Karley. Após os cuidados, alimentação e desenhos de observação do peixe Beta, as crianças customizaram seus peixinhos em biscuit.
Segundo Diesi, foi preciso criar estratégias para trazer de volta os bichinhos de pesquisa perdidos na enchente. “Junto com as crianças pensamos em plantar flores e fazer uma casinha de insetos”, conta. “Eles ficaram surpresos que só havia aranhas no retorno das aulas. Agora os bichinhos voltaram, eles observam pelo microscópio, podem sentir e tocar.”