Fala, Galera

EMEI Chapeuzinho Vermelho promove investigação variada

Os trabalhos com a faixa etária 4 iniciaram no retorno às aulas após as enchentes

Publicado em: 03/12/2024 09:18
Última atualização: 03/12/2024 09:18

Despertar a curiosidade ao mesmo tempo que propicia aprendizado é um dos focos das investigações na EMEI Chapeuzinho Vermelho, bairro Canudos. Enquanto na turma da professora Karley Gonçalves é realizado o projeto Tem um peixe aqui, nas turmas da professora Diesi Duarte a investigação é Cadê os bichinhos que estavam na escola? Os trabalhos iniciaram com as crianças de quatro anos na volta às aulas após o recesso das enchentes.

“A ideia era tirar o foco do momento que estávamos vivendo. O peixinho veio para ser um presente aos alunos. Mas, começaram os questionamentos, hipóteses, e juntos fomos descobrir mais a respeito. O peixe tem sido parte da turma”, explica Karley. Após os cuidados, alimentação e desenhos de observação do peixe Beta, as crianças customizaram seus peixinhos em biscuit.

Pequenos se divertem ao investigar o peixe Beta Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Segundo Diesi, foi preciso criar estratégias para trazer de volta os bichinhos de pesquisa perdidos na enchente. “Junto com as crianças pensamos em plantar flores e fazer uma casinha de insetos”, conta. “Eles ficaram surpresos que só havia aranhas no retorno das aulas. Agora os bichinhos voltaram, eles observam pelo microscópio, podem sentir e tocar.”

"Gosto de aranha porque é boazinha. Tem uma na minha casa", conta Leonardo Canalle, 5 anos, enquanto observa um besouro Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Entre os diversos bichinhos na sala, João Luiz Silvacky Franck, 5, diz qual é seu preferido: "Amo besouros pequenos." Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas