Fala, Galera

Curiosidade pelo mundo animal motivou a criação de projeto na EMEI Alecrim

O uso de tecnologias como TV, microscópio e mesa digitalizadora tem contribuído para aumentar os conhecimentos

Publicado em: 08/11/2024 09:17
Última atualização: 08/11/2024 09:19

No bairro Canudos, em Novo Hamburgo, os alunos da faixa etária 3 da EMEI Alecrim exploram a vida dos insetos e a natureza com entusiasmo. “Tudo começou porque temos uma caixa de abelhas no quintal, e as crianças ficaram muito interessadas”, conta a coordenadora pedagógica, Lusaqueli Wanner.

A caixa de abelhas despertou o interesse coletivo Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial


Assim foi criado o projeto A vida no quintal, com várias atividades educativas. Conforme a professora Órgela Nunes, no semestre passado as crianças começaram a observar as abelhas de perto, conseguindo até identificar a abelha rainha. Para enriquecer a experiência, foram disponibilizados livros sobre insetos e suportes visuais com figuras científicas. “Trouxemos um apicultor para mostrar a roupa e o equipamento usado por ele. Agora, os alunos pesquisam outros bichinhos no quintal, até trazem de casa”, destaca Órgela.

O uso de tecnologias como TV, microscópio e mesa digitalizadora tem contribuído para aumentar os conhecimentos dos pequenos: “A tecnologia nos ajuda a ampliar os detalhes, foi um salto de evolução”, diz Lusaqueli. Além das observações, os alunos também fazem desenhos, modelagem com argila e outras formas de expressão artística.

 

Com auxílio da tecnologia, as crianças têm mais possibilidades de aprender Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Bernardo Neumann Albeche Machry, 4 anos, mostra o piolho de cobra encontrado na escola Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas