Foi ao som de Viva la Vida, do Coldplay, que os integrantes da Banda Marcial da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Machado de Assis, no bairro Canudos, mostraram do que são capazes.
Cada um com seu instrumento em mãos e regidos pelo monitor Djonatan Gütheil, os cerca de 40 alunos revelaram que a banda vai muito além dos acordes.
“É incrível a transformação que esse projeto faz na vida dessas crianças. Temos casos de alunos com sérias dificuldades em sala de aula e que, na música, se sentiram acolhidos”, conta a Hélen Beatriz da Silva, coordenadora da Área e professora de projeto.
De acordo com a coordenadora do Move na escola, Janaína Nazário, a oficina da banda marcial começou em 2018 e, desde então, é uma das mais concorridas do colégio. “São 40 vagas e, mesmo assim, temos fila de espera. Alguns alunos estão desde o primeiro ano”, detalha.
Com dois ensaios semanais dentro do programa Move, a Banda Marcial se apresenta nos eventos da escola e é uma das atrações mais aguardadas pela comunidade escolar.