Fala, Galera
Aprendizado conectado com a natureza na EMEB Marcos Moog
Crianças e professores agora têm mais possibilidade de explorar novas ideias
Última atualização: 07/06/2024 09:17
No bairro Jardim Mauá, em Novo Hamburgo, a EMEB Marcos Moog colocou em prática um projeto que já era uma vontade da instituição: criar uma utilidade para um espaço pouco usado na área externa. Em conversa com os professores surgiu a oportunidade para implementar outras alternativas de aprendizado no estudo das crianças.
“Com verba da escola construímos um espaço com mesas e bancos de concreto, e parede para escrever. A aula ocorre em meio à natureza. Já tínhamos a ideia de desemparedamento, e assim os professores podem ampliar as possibilidades de trabalho. Foi uma conquista muito grande”, diz a diretora Andressa Fassbinder dos Santos.
No espaço as crianças também podem trabalhar com argila e tinta, e têm a facilidade de limpeza, com uma pia próxima. Conforme a coordenadora pedagógica, Rita de Cássia Oliveira Schneider, o espaço foi criado para as crianças: “As mesas foram pensadas para as propostas de relação, pois ninguém aprende nada sozinho.”
Para a professora do 2ºB, Ana Claudia Machado, o novo lugar permite muitas possibilidades. “É sempre bom ter um espaço diferente, as crianças gostam da rua, temos essa proposta de ficar mais perto da natureza, e isso é uma outra forma de chamar a atenção deles”, avalia.
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.