Sob o viés de trabalhar e desenvolver a comunicação dos alunos da EMEB São João, no bairro Guarani, a escola criou o projeto Confabulando, posto em prática junto aos 5º e 6º anos. “Temos bastante material audiovisual, a ideia é que eles usem as ferramentas e sejam comunicadores do jeito deles. A ideia é dar voz e vez para eles”, explica a diretora Carla Andréia Gaier Machado.
Segundo a coordenadora pedagógica Thainá Holz, o projeto comunica as ações da escola e outras ideias que interessem aos alunos: “É uma forma também de trabalhar a segurança e a educação digital.”
Responsável pela criação do projeto, a professora de português, Shirlei Wagner Loeser, quis implementar uma proposta original, a partir do interesse dos alunos por meio da literatura. “Debatemos os temas das leituras e produzimos uma mídia para a escola. Sempre parte da oralidade das leituras que eles sugerem”, destaca. Trabalhando o gênero textual roteiro, o grupo desenvolve além da escrita, aprendendo sobre o Canva, drive compartilhado, luzes e cenário. O projeto integra o Move e é realizado no contraturno escolar. Para Pedro Pephls, 11 anos, o projeto trouxe vários aprendizados. “A gente não aprende só a ler, temos nosso momento de expressão”, afirma.
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos
LEIA TAMBÉM