Pela primeira vez, um projeto realizado pelos alunos do Programa Movimentos e Vivências na Educação Infantil (Move) ganhou a Mostra de Iniciação Científica da Emeb Castro Alves, de Lomba Grande, e representou a escola na Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec).
Para a coordenadora do Move na Castro Alves, Amanda Dillenburg Fuhr, a conquista não é apenas dos 80 alunos que participam do projeto. “É de toda a escola, pois o Move recebe alunos de todas as turmas. É como se todos os alunos fossem os vencedores”, frisa.
E esse sentimento da Amanda ganha ainda mais força quando os estudantes explicam o tema do projeto: Cidadania em Ação, construindo relações respeitosas. “Como o Move é composto por alunos de diferentes idades e turmas, começamos a perceber muitos conflitos entre eles. Foi então que começamos a trabalhar os conceitos de cidadania, de respeito e das palavras mágicas como por favor e obrigada”, detalha.
Inclusive, uma das ações propostas é a medalha “Estudante mais gentil”, onde um representante de cada uma das quatro turmas do programa é eleito pelas professoras monitoras como o mais colaborativo do mês.
“Isso fez com que eles fossem percebendo as atitudes que tornam alguém mais gentil e mais respeitoso, além de entenderem as consequências disso”, pontua.
LEIA TAMBÉM