De 14 a 28 de outubro ocorreu a Semana da Escuta das Adolescências em todo o Estado, e no dia 30, a EMEB Pres. Nilo Peçanha, no bairro Ideal em Novo Hamburgo, fez o encerramento individual das atividades. Estudantes dos 6º e 7º anos apresentaram opiniões e sugestões sobre dez espaços da escola. “É importante ouvir os adolescentes e repensar os locais a partir de suas perspectivas. A ideia é montar depois um plano de ação levando em consideração a opinião deles para qualificar os espaços”, explica a coordenadora pedagógica Luciana Andrade.
Os alunos fotografaram a escola, debateram em aula e criaram cartazes com apontamentos e ideias de melhorias. Para Guilherme Moraes, 13 anos, do 7º ano, a proposta foi recebida de forma positiva. “É interessante a ideia de nos ouvir, são momentos de aprendizagem, e quanto mais confortável a escola for, aprenderemos melhor”, aponta. Ele e os colegas Gabriel Pinheiro e Felipe Lopes dos Santos apresentaram sobre as escadas, que têm tabuadas, é colorida, mas poderia ter cores mais alegres.
Segundo a orientadora Lisandra Kohlrausch, ações como essa são importantes até mesmo para desmistificar espaços na escola e para destacar o acolhimento: “Sempre é possível pensar outras estratégias, foi bem significativo.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags