Um jovem de 18 morreu após passar mal durante uma partida válida pelo campeonato de futsal da categoria juvenil. O caso aconteceu na noite da última terça-feira (14) em Soledade, no norte do Rio Grande do Sul.
Guilherme Carvalho Castaman era atleta do time SRB, que enfrentava o Arsenal no Ginásio José Américo Martins, no bairro Botucaraí. O duelo começou por volta das 19h15.
Ele teria passado mal durante os minutos final do jogo. A rádio local Tua Rádio Cristal se preparava para transmitir a partida seguinte e registrou em live o momento em que o jovem cobra lateral e em seguida senta no banco de reservas e pede ajuda. A arbitragem para o jogo e pede atendimento.
A secretária da Saúde do município, Edinara França, afirma que ele sofreu um mal súbito e que uma equipe de socorristas que acompanhava a partida atendeu Castaman. Ele foi levado para o Hospital de Caridade Frei Clemente, onde chegou desacordado e teve parada cardíaca.
O jogo foi suspenso. Por volta das 21h50, após tentativas de reanimação da equipe médica, a morte de Castaman foi confirmada. O atestado de óbito aponta morte súbita de causa desconhecida, síncope e colapso.
A prefeitura de Soledade lamentou a morte do jovem nas redes sociais. “Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos, lembrando sempre de seu exemplo como atleta e colega”, diz trecho da publicação.
O Departamento de Esporte e Lazer do município emitiu uma nota de pesar. “Rogamos a Deus que traga força e amparo aos familiares para enfrentar este momento difícil e triste. Ficam as boas lembranças desse jovem atleta, que trouxe tanta alegria a todos que tiveram a sorte de conviver ao seu lado. O Esporte Soledadense está de luto!”, diz a pasta.
O corpo Castaman foi enterrado na tarde de quarta-feira (15) no Cemitério Municipal de Soledade.
A rodada da competição municipal que estava marcada para acontecer nesta sexta-feira (17), foi cancelada em todas as categorias. Os jogos retornam a partir de domingo (19). O SRB volta a entrar na quadra na quinta-feira (23), quando enfrentará a equipe do São Roque Espraiado.
Além disso, em todos duelos haverá um minuto de silêncio antes da bola rolar em memória de Castaman. A pasta também não descarta uma homenagem à vítima e ao seus familiares no fim da competição, prevista para encerrar em dezembro.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags