abc+

GARANTIU VAGA NO MUNDIAL

Victoria Strassburger é campeã pan-americana por equipes de tênis de mesa

Atleta de Ivoti representou o Brasil na categoria sub-19, em Lima, no Peru

Jorge Grimaldi
Publicado em: 04/09/2024 às 12h:01 Última atualização: 08/09/2024 às 16h:46
Publicidade

A delegação brasileira conquistou duas medalhas de ouro e duas de bronze no torneio por equipes do Campeonato Pan-Americano sub-19 e sub-15, realizado em Lima, no Peru, na terça-feira (3).

Entre as atletas que foram campeãs está Victoria Strassburger, de Ivoti, que, ao lado de Giulia Takahashi, Sabrina Miyabara e Beatriz Kanashiro, venceu o Canadá por 3 a 0 para garantir o lugar mais alto do pódio pelo sub-19 feminino. Antes disso, nas semifinais, as brasileiras deixaram a equipe chilena pelo caminho com uma vitória por 3 a 1. As gurias são comandadas pelo treinador Bruno Costa.

Brasileiras comemoram o ouro no Pan-Americano | abc+



Brasileiras comemoram o ouro no Pan-Americano

Foto: Santiago Regaira/ ITTF Américas

Também pelo sub-19, mas pelo masculino, Leonardo Iizuka, Lucas Romanski, Felipe Arado e Hamilton Yamane formaram a equipe campeã. O triunfo foi sobre o Equador, por 3 a 0. Na semifinal, a vitória foi sobre os EUA, também por 3 a 0. Já os guris contam com o técnico Fernando Shigetomi.

O título garante as equipes no Campeonato Mundial, que acontece na Suécia, no mês de novembro. “Há mais de quatro anos que o Brasil não vai para o Mundial. Dessa vez conseguimos. Foi a primeira vez que a Vicky disputa o Pan juvenil e pôde colaborar para o título. Vamos para o Mundial com uma boa expectativa, mas sabendo que é um desafio bem grande para a nossa equipe”, conta o treinador Jorge Fanck, que trabalha com a Victoria na Sogipa, além de ser o técnico do time brasileiro adulto feminino.

Bronzes no sub-15

O Brasil também conquistou duas medalhas de bronze no torneio de equipes da categoria sub-15. No feminino, o time formado por Mahayla Sardá, Raiane Heidrich e Isabela Paterno foi superado nas semifinais pelos Estados Unidos por 3 a 1.

O mesmo aconteceu com a equipe masculina, formada por Vitor Thiofilo, Felipe Okano, Vinicius Rech e Luan Santos. Nas semis, a derrota foi para Porto Rico, também por 3 a 1.

Os atletas seguem no Peru, onde, a partir desta quarta, começam as disputas do torneio individual. Quando voltar de Lima, no dia 9 de setembro, Vicky ficará apenas um dia no Brasil e já embarca para a França para outra competição. Em outubro, ela disputa o Pan-Americano pela seleção adulta em El Salvador.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade