Monótona e sem novidades, assim foi a abertura da temporada 2024 da Fórmula 1, que começou neste sábado (02) com o Grande Prêmio do Bahrein, disputado no circuito de Sakhir. A corrida seguiu o ritmo de 2023, com Max Verstappen da Red Bull liderando de ponta a ponta, enquanto os outros pilotos do grid lutavam por algum destaque como coadjuvantes.
Uma das diferenças em relação ao final da temporada passada foi o desempenho do mexicano Sérgio Perez, que conseguiu aproveitar o melhor carro para fazer uma corrida de recuperação e terminar em segundo lugar. Fechando o pódio, o grande destaque da primeira corrida do ano e foi escolhido pelo público como piloto do dia, Carlos Sainz, que mesmo já demitido da Ferrari apresentou suas armas, até em busca de um novo cockpit em 2025.
Fecharam as 10 primeiras posições o apagado Charles Leclerc, ainda nome principal da Ferrari, seguido pela Mercedes de George Russel. Na sequência veio a McLarens de Lando Norris, Lewis Hamilton com sua Mercedes no sétimo lugar. Oscar Piastri levou a outra McLaren para o oitavo lugar. Fecharam na zona de pontuação as duas Aston Marin, com Fernando Alonso em nono e Lance Stroll na 10ª posição.
Com o resultado final da primeira corrida, as forças para o campeonato se mostram muito semelhantes a 2023, com a Red Bull quase imbatível, especialmente nas mãos do tricampeão Verstappen, que terminou a corrida mais de 22 segundos à frente de Perez. O holandês ainda cravou a volta mais rápida e garantiu o ponto extra para o campeonato.
Enquanto o holandês inicia um ano promissor rumo ao tetracampeonato, Ferrari e Mercedes lutam para saber quem será a segunda força. Já a McLaren começa o ano de forma positiva na sua disputa com a Aston Martin, que teve um desempenho bastante decepcionante.
Como foi a corrida
Com Verstappen na pole e Leclerc largando em segundo, se esperava ao menos uma disputa na primeira curva. Mas o que se viu foi bem diferente, já que mais uma vez o monegasco demonstrou pouca disposição de dividir a curva com o holandês. Sem ter nada a ver com isso, Verstappen aproveitou o melhor rendimento da sua Red Bull para vencer de ponta a ponta.
Mas, o GP do Bahrein, que foi disputado excepcionalmente no sábado, pois o país está no momento de Ramadã mês considerado sagrado pelos muçulmanos, teve alguma movimentação antes da primeira parada de pit stop. Enquanto Leclerc demonstrou cautela excessiva em dividir a curva, Russel não deu bola para isso e foi para cima do piloto da Ferrari, que errou e saiu da pista, perdendo o segundo lugar para o britânico.
Perez, que vinha melhor, saltou rapidamente da quinta para a terceira posição, deixando as duas Ferraris para trás e aproveitando mais um erro de Leclerc, que antes da 15ª volta saiu três vezes da pista. O mau desempenho do companheiro de equipe animou Sainz, que naquele momento já tinha um ritmo de corrida melhor. Sainz foi para cima de Leclerc e também conquistou a posição na pista.
Russel tentou segurar, mas o desempenho da Mercedes foi muito abaixo das Red Bull, e Pérez assumiu a vice-liderança para não largar mais. Após as paradas nos boxes, Sainz ainda conseguiu superar Russel e ficar com o terceiro lugar.
Hamilton fez uma corrida apagada e com desempenho que só não ficou abaixo de Fernando Alonso. Já a McLaren mostrou força com seus dois pilotos para se garantir como a quarta equipe neste começo de temporada. A Fórmula 1 volta a ser disputada no próximo sábado (9) com o GP da Arábia Saudita, que será disputado na cidade de Jedá. A corrida também acontece no sábado já que, assim como o Bahrein, a Arábia segue a doutrina islâmica. Confira abaixo a classificação completa da corrida e como ficou o campeonato após o primeiro GP.
Corrida e Campeonato
- Max Verstappen (RBR) – 26 pontos (volta mais rápida)
- Sergio Pérez (RBR) – 18 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – 15 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – 12 pontos
- George Russell – 10 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 8 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 6 pontos
- Oscar Piastri (McLaren) – 4 pontos
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 2 pontos
- Lance Stroll – 1 ponto
- Guanyu Zhou (Sauber) – 0 pontos
- Kevin Magnussen (Haas) – 0 pontos
- Daniel Ricciardo (RB) – 0 pontos
- Yuki Tsunoda (RB) – 0 pontos
- Alexander Albon (Williams) – 0 pontos
- Nico Hulkenberg (Haas) – 0 pontos
- Esteban Ocon (Alpine) – 0 pontos
- Pierre Gasly (Alpine) – 0 pontos
- Valtteri Bottas (Sauber) – 0 pontos
- Logan Sargeant (Williams) – 0 pontos
LEIA TAMBÉM