A última rodada do Gauchão 2024 ocorre de forma simultânea na tarde deste sábado (2). Serão seis partidas, todas às 16h30. Alguns cenários já estão definidos, como a classificação do Inter na 1ª posição.
O Grêmio também já está garantido nas quartas de final e na 2ª posição. Guarany de Bagé, Juventude e São José, Brasil de Pelotas e Caxias também estão classificados. Portanto, restam duas vagas em disputa: uma para classificação e uma para escapar do rebaixamento.
Neste cenário, o Novo Hamburgo recebe o Caxias no Estádio do Vale. Ocupando a 9ª posição com 9 pontos, o Anilado pode até se classificar. Basta vencer e torcer contra o São Luiz, 8º colocado com 10 pontos, e enfrenta o rebaixado Santa Cruz em Ijuí.
Cenários da fuga de rebaixamento
Mas, sendo realista, a briga do Novo Hamburgo é contra o rebaixamento. Se ganhar do Caxias: objetivo cumprido. Chega aos 12 pontos e evita o vexame. Mas, se empatar, os torcedores anilados vão precisar pegar a calculadora.
Vamos ao cenário: empatando, o Novo Hamburgo chega aos 10 pontos. Hoje, o 11º colocado é o Avenida, que recebe em Santa Cruz do Sul o classificado São José. Bastaria uma vitória do time da casa, com 11 pontos, e empurraria o Nóia para o rebaixamento. Há ainda o Ypiranga entre eles, com os mesmos 9 pontos do Anilado. O semifinalista de 2023 também joga em casa, diante do Brasil de Pelotas.
Portanto, se o Novo Hamburgo empatar com o Caxias no Vale, vai precisar torcer por derrotas de Ypiranga e Avenida. Se perder, o cenário é o mesmo, terá que torcer para dois resultados negativos das equipes de Erechim e Santa Cruz do Sul, ou seja, é vencer ou vencer no Vale do Sinos.
LEIA TAMBÉM