Marlon Araújo, de 36 anos, é o único gaúcho no grupo da seleção brasileira de futsal para a disputa da Copa América, que inicia nesta sexta-feira (2), no Paraguai. Nascido em Canoas e criado em Nova Santa Rita, o fixo comemora a 19ª convocação para vestir a “amarelinha”.
O atleta relembra com carinho a primeira convocação em 2016. “Desde então tenho sido chamado. Apenas em 2017, por conta de uma lesão, fiquei de fora. É uma alegria poder representar o País. A expectativa é sempre alta. Estamos em busca da vaga para o Mundial e do título. O nível dos nossos treinos está elevado. Uma preparação forte é essencial”, destaca.
Na infância, Araújo começou a jogar bola de forma natural. “Acompanhava meu pai nos jogos do time [amador] dele. Eles jogam de tudo, futebol, futebol 7, futsal. Minha primeira casa esportiva foi o Clube de Empregados da Petrobras (Cepe). Fiquei dos 15 aos 17 anos disputando as categorias de base.”
Aos 19 anos, Araújo entrou para o hoje extinto time profissional de futsal da Ulbra Canoas. “Foi lá que tive a certeza de que queria seguir carreira no esporte. Comecei a conhecer e entender mais sobre o esporte.” O atleta lamenta o fim do time da universidade. “A estrutura era ótima. Tínhamos moradia, hospital, faculdade. É triste para o esporte da região não ter mais. Sou muito grato pela Ulbra e pelo Cepe. Foram fundamentais para o meu desenvolvimento”, enfatiza.
Ao longo da carreira, Araújo também passou por clubes do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Atualmente, o fixo joga no clube espanhol El Pozo, da cidade de Murcia.
Carreira, físico e aposentadoria
O último clube no Brasil foi a ACBF, de Carlos Barbosa, quando, em 2018, ocorreu a transferência para o clube espanhol Inter Movistar, onde ficou até 2020, quando migrou para o também espanhol Palma.
“Ainda não penso em aposentadoria. Estou com 36 anos, tenho mais uns três ou quatro anos. Quando mais jovem, achava que, na idade que tenho, estaria encerrando minha carreira. As coisas mudaram, hoje, é possível manter os trabalhos físicos em níveis de alto rendimento”, diz.
Araújo não descarta a possibilidade de voltar a jogar no Rio Grande do Sul, porém, é cauteloso. “No momento, não está nos planos, mas não desconsidero nenhuma boa oportunidade.”
O jogador foi um dos principais jogadores da ACBF, de Carlos Barbosa, entre 2015 e 2018.
Jogos da seleção brasileira na disputa da Copa América de Futsal
A seleção brasileira de futsal estreia na Copa América no próximo sábado (3), às 11h45, em Luque, no Paraguai. O primeiro desafio será contra a seleção da Bolívia.
O Brasil integra o Grupo B, Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru. No Grupo A, estão Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile. Todas as seleções se enfrentam em turno único. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais, que valem vaga para a Copa do Mundo, que será sediada no Uzbequistão, entre setembro e outubro deste ano.
No domingo (4), às 14 horas, a seleção canarinho enfrenta o Uruguai. Na terça-feira (6), às 11h45, o confronto é com a seleção do Peru. O último jogo do Brasil pela fase de grupos é contra a rival Argentina, na quarta-feira (7), às 14 horas.
LEIA TAMBÉM