O Clube 19 de Julho, em Sapiranga, foi palco da sétima e última etapa do Campeonato Gaúcho de BMX neste domingo (24), reunindo mais de 200 atletas de várias cidades do estado, como Sapiranga, Campo Bom, Ivoti, Novo Hamburgo, Santa Maria e Pelotas. Representando mais de sete clubes, os competidores disputaram troféus e medalhas, consolidando os campeões estaduais de bicicross em 2024.
A competição contou com categorias que variaram desde a Pré-Bike, passando pela MTB, até as tradicionais provas com bicicletas aro 20 e Cruiser, abrangendo faixas etárias e níveis de habilidade. Segundo Daiton Moisés Waschburger, coordenador do departamento de bicicross do Clube 19 de Julho, a etapa final não só definiu os vencedores da prova como também os campeões do ranking estadual.
CONFIRA ESSA: Cris Pereira e outros competidores dão dicas para se dar bem no bicicross
“Hoje temos pilotos que vão sair daqui com dois troféus: o da etapa e o do campeonato. Isso marca o encerramento do calendário de 2024”, destaca Waschburger, que também ressaltou os investimentos realizados na pista do clube para receber o evento. Para o dirigente, a última etapa do BMX 2024, com mais de 200 participantes, revela que o esporte vem ganhando força com iniciativas locais e o envolvimento de clubes e atletas de diversas regiões. “Com histórias de superação e novos talentos surgindo, o bicicross segue se consolidando como um esporte que une pessoas de todas as idades e motiva gerações a buscarem seus objetivos”, assinala.
Um campeão mundial se despede das pistas
Um dos destaques da competição foi a participação do atleta Hugo Almo Krindges, mais conhecido como “Tio Hugo”, de Novo Hamburgo. Aos 75 anos, ele é o competidor mais velho do estado e um verdadeiro ícone do BMX gaúcho. Tio Hugo, que iniciou sua trajetória no bicicross tardiamente, aos 40 anos, já participou de competições nacionais e internacionais, conquistando um título mundial nos Estados Unidos e um vice-campeonato mundial no Brasil.
“O bicicross foi muito importante para mim, integrando minha família e amigos. É uma experiência que une gerações e transforma vidas”, reflete Krindges, que considera reduzir sua competitividade para focar no esporte como lazer. A competição deste domingo (24) pode ter sido a última em que Tio Hugo entrou na pista para competir. Sem adversários na sua categoria, ele disputou os últimos campeonatos gaúchos na categoria para atletas com mais de 55 anos.
LEIA ESSA: Pista de Bicicross no Parque do Trabalhador tem ordem de início das obras assinada
“Com 75 anos, começa a ficar difícil participar em nível de competição. Estou na fase de me dedicar a chegar mais próximo do penúltimo, já que o último [lugar] sempre sobra para mim”, brinca. O veterano atleta, contudo, deve continuar pedalando. “Minha proposta é me manter em movimento, pensando na saúde”, conclui.
Campeão brasileiro também leva título gaúcho
Outro destaque foi o jovem Gabriel Derzete, de 12 anos, que mora em Campo Bom, mas é atleta da equipe Ivoti BMX. Atual campeão brasileiro na categoria 12 anos, Derzete levou o troféu de melhor da sétima etapa e também o campeonato gaúcho de bicicross 2024 na categoria Boys 12.
Derzete, que evoluiu significativamente nos últimos anos, revelou seus planos ambiciosos no esporte. “Quero ser campeão mundial, competir em pistas desafiadoras e, quem sabe, chegar às Olimpíadas. Estou treinando forte e me dedicando para alcançar esses sonhos”, disse o atleta, que é apontado como um dos grandes nomes do bicicross nacional.
Para alcançar seus objetivos, Gabriel mantém uma rotina que mistura treinos diários e cuidado com a alimentação. “Lá em Ivoti a gente vem treinando forte, dando sempre o máximo. É quase um looping de treino, preparação [para as provas] e alimentação. Quero viver isso agora, é muito bom”, afirma.
Lista dos vencedores da 7ª etapa
LEIA TAMBÉM