O jogo entre a Bélgica e a Suécia, válido pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024, foi suspenso nesta segunda-feira. A motivação foi a morte de dois torcedores suecos e também outras pessoas feridas em tiroteio nos arredores da Place Sainctelette, que fica a cerca de seis quilômetros do Estádio Rei Balduíno, onde ocorreu a partida em Bruxelas, na capital belga.
O primeiro tempo terminou emparado em 1 a 1. Mas, as duas equipes decidiram não voltar para a segunda etapa assim que a notícia das mortes se espalhou. Alexander de Croo, primeiro-ministro da Bélgica, associou o tiroteio ao terrorismo. Ele prestou condolências à Suécia pelas redes sociais.
Mes plus sincères condoléances aux proches des victimes du lâche attentat de Bruxelles.
Je suis actuellement avec les ministres de la justice et l’intérieur au centre de crise national.
Nous suivons l’évolution de la situation et demandons aux Bruxellois d’être vigilants.
— Alexander De Croo ???????????????? (@alexanderdecroo) October 16, 2023
Um vídeo mostra o momento em que o atirador chega vestindo uma camisa laranja. Ele faz diversos disparos enquanto há correria de pessoas que estavam no local. Depois ele foge em uma motocicleta.
“Na sequência de um alegado ataque terrorista em Bruxelas esta noite, foi decidido, após consulta às duas equipas e às autoridades policiais locais, que o jogo de qualificação para o UEFA EURO 2024 entre a Bélgica e a Suécia será abandonado. Outras comunicações serão feitas oportunamente”, escreveu a Uefa nas redes sociais.
Following a suspected terrorist attack in Brussels this evening, it has been decided, after consultation with the two teams and the local police authorities, that the UEFA EURO 2024 qualifying match between Belgium and Sweden is abandoned. Further communication will be made in…
— UEFA (@UEFA) October 16, 2023
A conta oficial da seleção suéca também usou as redes sociais para falar sobre o atentado: “Mensagem aos apoiantes suecos presentes em Bruxelas: A polícia belga quer que os apoiantes suecos permaneçam na arena por razões de segurança. Obtenha informações de funcionários, autoridades e funcionários do SvFF :s no local”.
Meddelande till svenska supportrar på plats i Bryssel: Den belgiska polisen vill av säkerhetsskäl att svenska supportrar stannar kvar på arenan. Ta del av information från funktionärer, myndigheter och SvFF:s personal på plats. pic.twitter.com/QYE5MQ7DE1
— Svensk Fotboll (@svenskfotboll) October 16, 2023
“Devido aos incidentes em Bruxelas no início desta noite, o jogo está suspenso. Nossos pensamentos estão com todos os afetados”, publicou o perfil da seleção belga.
Due to the incidents in Brussels earlier tonight, play is suspended. Our thoughts are with all those affected. pic.twitter.com/RTZHBEjjOC
LEIA TAMBÉM
— Belgian Red Devils (@BelRedDevils) October 16, 2023
O autor dos disparos ainda não foi localizado e por isso o país está em alerta de ataque terrorista. O principal suspeito é bdesalem Al Guilani, que publicou um vídeo afirmando ser o atirador e que seria integrante do Estado Islâmico. Além disso, ele falou que atirou em três pessoas, não em duas, como disse a polícia local.
*Com informações dos portais de notícias UOL e Metrópoles.
- Categorias
- Tags