O São Léo Open terá uma novidade logo no primeiro dia de jogos. Quem for ao São Leopoldo Tênis Clube no domingo (24) vai poder acompanhar uma partida-exibição com um atleta de tênis em cadeira de rodas.
Diego Kohlrausch, que atualmente está entre os 10 melhores do país na modalidade, virá do Paraná para disputar um set contra um tenista que estiver na competição. O momento de integração não para por aí. Alunos com necessidades especiais serão levados pela Secretaria de Educação para acompanhar a estreia do evento.
A ex-tenista profissional e atual diretora da equipe inclusiva da Federação Gaúcha de Tênis (FGT), Cláudia Chabalgoity, comenta sobre esse momento. “É um esporte encantador, quem assiste gosta muito. O Diego tem uma imagem perfeita de atleta, um modelo a ser seguido para outros cadeirantes. A ideia é que a gente consiga alavancar em São Leopoldo algum projeto ou parceria para termos mais alunos em cadeiras de rodas”, conta.
Margarete da Silva, assessora do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPI), da Prefeitura de São Leopoldo, comentou sobre a presença dos jovens do município na competição. “A gente entende que dentro da nossa rede, as aprendizagens precisam ser significativas para todos. E para isso a gente precisa alcançar espaços, plataformas e ferramentas para essas aprendizagens. Quando a gente participa de uma atividade como essa (São Léo Open) é um momento, um lugar de representatividade para assegurar essas aprendizagens na vida dos indivíduos. Eles estarão inseridos na parte esportiva de uma maneira bem significativa”, disse.
LEIA TAMBÉM