Medalhistas

Talentos da região são destaques nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul 2024

Campo Bom teve o maior número de medalhistas, enquanto Nova Petrópolis tiveram as bicampeãs do vôlei

Publicado em: 30/10/2024 14:19
Última atualização: 30/10/2024 14:20

A 53ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), o maior evento esportivo entre escolas públicas do estado, chegou ao fim no dia 23 de outubro, no campus da Ulbra em Canoas. Este ano, as finais foram realizadas em sede única, promovendo não apenas a competição, mas também a convivência e a formação da cidadania entre os estudantes.


Atletas do vôlei desfilaram em caminhão de Bombeiros pelo município Foto: Marielly Bierhals/Prefeitura de Nova Petrópolis

Durante cinco dias, cerca de 2,3 mil jovens atletas de todas as regiões gaúchas participaram das disputas, que incluíram modalidades como atletismo, vôlei, handebol, futsal, basquete e até e-sports como modalidade teste. No Vale dos Sinos, Campo Bom se destacou com alunos subindo ao pódio em várias modalidades. O município teve um campeão, um vice e dois terceiros colocados.

Vinicius Yuri, da EMEF 25 de Julho, trouxe para casa o título no Tênis de Mesa Infantil adaptado, enquanto Joana da Rosa Lautério, também da 25 de Julho, garantiu o 9º lugar no xadrez infantil. No basquete juvenil masculino, a Escola 31 de Janeiro conquistou a medalha de prata. “Participar e viver essa experiência com meus colegas e professora, chegar tão longe numa competição pela escola no meu último ano, foi muito legal. Agradeço por tudo o que conquistamos juntos", comentou o capitão da equipe, Arthur Leuck Reis.

Vinicius Yuri foi campeão no Tênis de Mesa Infantil AdaptadoDivulgação
Equipe masculina da Escola 31 de janeiro de ficou com a medalha de prata no basqueteDivulgação

“Essa conquista é o resultado do esforço e da dedicação de cada um dos atletas. Fruto também da união da equipe e um desejo imenso de chegar ao topo. Cada aluno foi fundamental, contribuindo com suas habilidades e talentos, superando os desafios. Ser o segundo melhor time de basquete escolar do estado representa orgulho para a escola, professores, pais e para a comunidade”, enfatizou a professora de educação física Vanusa Lara.

Atletas campeões: Alessander Verdun da Silva, Arthur Leuck Reis, Bruno Henrique Polidoro, Erick Pagani, Leonardo da Silva Dias, Matheus Eduardo Flesch Leite, Pablo Henrique Dias da Cruz e William Ferreira Strassburguer.

Meninas no pódio em duas modalidades

As meninas da EMEF Centro de Educação Integrada de Campo Bom ficaram com as medalhas de bronze no handebol e no basquete infantil feminino. Das nove atletas do handebol, seis também formaram a equipe de basquete. “Os Jergs é uma competição bem difícil de chegar à fase final, e nós chegamos em duas modalidades. Tínhamos a incerteza se este ano seriam realizados por conta das enchentes, mas quando tivemos a confirmação, montamos as equipes e trabalhamos. O grupo de handebol e basquete era muito parecido e essa união deu muito certo. Ficamos entre os melhores times do estado nas duas modalidades”, enalteceu o professor Roger Becker.

Capitã das duas equipes, Giovana Scherer afirmou ter sido uma honra vivenciar as finais. “Significou muito para mim como pessoa e como atleta, porque a gente sabe que comandar a equipe é muito difícil, principalmente quando a gente precisa de muita paciência e concentração, ainda mais em duas finais estaduais. Só tenho a agradecer ao meu time e ao meu professor”, disse a capitã.

Equipe feminina do CEI Campo Bom ficou com a medalha de bronze no handebolDivulgação
Equipe feminina do CEI Campo Bom ficou com a medalha de bronze no basqueteDivulgação

Atletas do Basquete: Bianca de Oliveira, Clara da Silva, Giovana Scherer, Laura Cezar, Lindisy Barbosa e Maysa Diniz.

Atletas do Handebol: Bianca de Oliveira, Clara da Silva, Flora dos Santos, Giovana Scherer, Izabelly Ferreira, Laura Cezar, Lindisy Barbosa, Luiza Pires e Maysa Diniz.

“Esses resultados mostram a qualidade do nosso esporte escolar e comprovam a importância do investimento que fizemos ao longo dos últimos oito anos”, observa o prefeito Luciano Orsi. A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, também comemorou as conquistas e reconheceu a dedicação dos alunos e professores que representaram o município na competição.

Em Nova Petrópolis, meninas são bicampeãs

O Voleibol é uma das principais atividades esportivas de Nova Petrópolis e neste ano, a Escola Luiz Loeser fez história ao conquistar o bicampeonato no vôlei infantil feminino. Para o professor Fábio Roese, as meninas jogaram com consistência e determinação, refletindo o empenho e a dedicação de cada treino. “Essa conquista simboliza muito mais que um título, é fruto da união e do esforço de cada uma”, declarou.

A atleta Maria Eduarda Stoffel, capitã da equipe, comentou sobre a importância do bicampeonato. “É muito especial para nós e para a escola. Cada treino, cada jogo e momento de superação valeram muito a pena”. As atletas contam com apoio do Projeto Vôlei Nova Petrópolis. No sábado, as atletas desfilaram pela cidade no caminhão dos Bombeiros.

Atletas do vôlei foram recebidas com festa em Nova PetrópolisMarielly Bierhals/Prefeitura de Nova Petrópolis
Atletas do vôlei foram recebidas com festa em Nova PetrópolisMarielly Bierhals/Prefeitura de Nova Petrópolis
Atletas do vôlei desfilaram em caminhão de Bombeiros pelo municípioMarielly Bierhals/Prefeitura de Nova Petrópolis
Atletas do vôlei foram recebidas com festa em Nova PetrópolisMarielly Bierhals/Prefeitura de Nova Petrópolis
Professor Fabio Roese comemora o bicampeonato com as atletas da Luiz LoeserDivulgação

Atletas campeãs: Geovana Kiekow, Luiza Nienow*, Isabela Eichler Marques, Isabella Roos Roese*, Helena Buttenbender*, Manuela Hauschild, Maria Eduarda Ruechel, Maria Eduarda Stoffel*, Pamela Zilles*, Tays de Oliveira, Thalita Pivatto e Valentine da Costa.

*Também haviam sido campeãs em 2023.

Sapiranga também teve sua participação no pódio dos Jergs com o aluno Vitor Peixoto Necke, da CME Ayrton Senna. Ele conquistou o terceiro lugar no xadrez juvenil masculino. O professor Wilson Lucas falou com orgulho do aluno: “Esse resultado é fruto da dedicação, esforço e talento do Vitor. Essa conquista representa não apenas um marco na vida do estudante, mas também uma vitória para toda a nossa comunidade escolar e para Sapiranga. Continuaremos incentivando e apoiando nossos alunos a se desenvolverem no esporte e na educação”, parabenizou o professor Wilson Lucas.


Vitor Peixoto Necke ficou em terceiro lugar no Xadrez Infantil Masculino Foto: Divulgação

Outro município da região com medalha no peito foi Sapucaia do Sul, graças ao vice-campeonato de Alice Bohn Rosa, do IFSul, no Tênis de Mesa, categoria Juvenil Feminino. Professor de Alice, o professor Rodrigo Remor Oliveira conta que aprendeu o esporte há 27 anos com seu pai, Carlos Emir, que também é treinador da sua equipe Leão das Missões. E agora, ele busca transmitir o que aprendeu para seus alunos. “Essas conquistas me enchem de orgulho e evidenciam como o Tênis de Mesa cultiva o respeito, forja o caráter e molda jovens resilientes, com garra e comprometimento, atuando também como um catalisador de transformação social", afirma.


Alice ficou com o vice-campeonato no Tênis de Mesa Foto: Divulgação

Alice treina 1h30 por semana com Oliveira, há dois anos, no projeto Escolas Esportivas. “Nesse período, ela já conquistou o bicampeonato do Jemusa, o título de campeã estadual do JIFs, vice-campeã Sul-brasileira do JIFSul e, recentemente, o vice-campeonato estadual no JERGS. Cada vitória reflete sua dedicação e o trabalho constante que desenvolvemos juntos”, finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas