abc+

NA FINAL

Seleção brasileira feminina de futebol vence a Espanha e vai disputar o ouro olímpico

Vitória por 4 a 2 colocou o Brasil na final dos Jogos de Paris

Jorge Grimaldi
Publicado em: 06/08/2024 às 18h:15 Última atualização: 06/08/2024 às 22h:26
Publicidade

O Brasil surpreendeu e goleou a Espanha por 4 a 2 na semifinal do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mesmo sem a Rainha Marta, suspensa, a seleção não tomou conhecimento das campeãs mundiais e foi para cima. A valentia foi premiada com a classificação à final. Irene Paredes (contra), Gabi Portilho, Adriana e Kerolin fizeram os gols brasileiros, enquanto os gols das adversárias foram de Duda Sampaio (contra) e Paralluelo. O confronto foi realizado no Estádio de Marselha, em Marselha, na tarde desta terça-feira.

Adriana dá o famoso soco no ar após marcar o terceiro gol do Brasil | abc+



Adriana dá o famoso soco no ar após marcar o terceiro gol do Brasil

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Donas de duas medalhas de prata (Atenas-2004 e Pequim-2008), o Brasil não chegava a uma final olímpica há 16 anos. O tabu foi quebrado e a seleção vai enfrentar os Estados Unidos, no sábado, ao meio-dia. Os EUA são algozes das nossas gurias, já que venceram as duas decisões.

Goleada

A vitória brasileira começou a ser construída logo com 5 minutos de partida, após lambança da goleira espanhola. Cata Coll foi pressionada por Priscila e chutou para frente, mas a bola bateu na zagueira, resvalou na atacante do Inter e entrou. Com a vantagem, o time brasileiro seguiu em cima. Gabi Portilho e Ludmila tiveram duas chances de ampliar, mas falharam em suas finalizações, aos 9 e 20 minutos, respectivamente.

Quando exigida, Lorena, goleira do Grêmio, trabalhou bem. Após chute de Hermoso, a arqueira afastou o perigo, aos 28 minutos. De volta ao ataque, Jheniffer desperdiçou mais uma chance brasileira, aos 36 minutos. Já nos acréscimos saiu o segundo. Yasmim cruzou da esquerda e Gabi Portilho mandou para as redes: 2 a 0. A estratégia do treinador Arthur Elias foi  superior à do técnico Montse Tomén nos primeiros 45 minutos.

A parte final começou como terminou a primeira, com o Brasil tentando marcar. A primeira chance foi de Gabi Portilho, mas a finalização foi para fora, aos 3 minutos. Aos 7, após cruzamento, Lauren desviou na primeira trave, e Jheniffer chegou atrasada, perdendo uma grande chance.

O terceiro gol brasileiro saiu depois de um contra-ataque. Priscila acionou Adriana, que chutou no travessão. Quando a bola desceu, Gabi Portilho ajeitou para Gabi Portilho cabecear na pequena área e estufar a rede das espanholas, aos 25 minutos: 3 a 0. A goleada parecia fechada.

Aos 39, em confusão na área do Brasil, Paralluelo cabeceou, a bola desviou em Duda Sampaio e entrou: 3 a 1. Mas não demorou muito para o time brasileiro marcar outro.

Aos 45, Kerolin avançou pela esquerda e bateu na saída da goleira. A árbitra assinalou 15 minutos de acréscimos, e a Espanha conseguiu marcar o segundo gol. Aos 56, Paralluelo aproveitou passe de Alexia Putellas e descontou, dando números finais ao duelo. Brasil na final das Olimpíadas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade