O presente do São José por completar 90 anos de existência chegou no dia seguinte ao seu aniversário. O time, que recebe o nome do bairro hamburguense onde foi fundado, em 7 de setembro de 1934, goleou o Veterano por 4 a 0 na final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo da categoria Máster de Novo Hamburgo, no final da manhã deste domingo (8), e se consagrou como o campeão do Cinquentão.
Delmer, duas vezes, Valdomiro, contra, e Delei anotaram os gols do duelo realizado no Estádio do Vale.
Superior no duelo, o São José abriu o placar aos 18 minutos. Delei achou Delmer na entrada da área. O atacante deixou o zagueiro no chão e bateu de canhota na saída do goleiro. Aos 34, Ferreira fez jogada pela direita e cruzou. Valdomiro tentou cortar e mandou contra o próprio patrimônio. O time de Canudos pouco atacou o adversário na etapa inicial.
Na volta do intervalo, o São José não quis saber de administrar a vantagem e seguiu em busca de mais gols. Foi premiado. Aos 8 minutos, Delei cruzou da direita e Delmer, de cabeça, anotou mais um: 3 a 0 e o segundo dele na partida. Já aos 21, o Veterano tomou o último golpe. Em linda cobrança de falta, Delei acertou o ângulo e fechou a conta: 4 a 0. Depois disso, foi só esperar o tempo passar para o time soltar o grito de campeão.
O São José levantou o título com uma campanha invicta. Foram oito jogos, com oito vitórias. O time anotou 37 gols e sofreu apenas quatro. O clube também levou os prêmios individuais de artilheiro, com Delmer, melhor defesa, com Inocêncio, atleta destaque, com Luis Rogério, e treinador destaque, com Fábio Oliveira.
“A comunidade nos acolheu. Fizemos um time de qualidade. Não é fácil. Na verdade, o jogo não é só no domingo, começa na segunda-feira e vai a semana toda. Saímos daqui muito gratos. No sábado, estávamos de aniversário, o clube fez 90 anos, e isso tudo veio da vó, vô, da família Berlitz. Agora saímos com esse presente, que foi o título”, disse o presidente do clube, Marcelo Berlitz.
Artilheiro
Artilheiro da competição com 12 gols, dois deles anotados na final, o atacante Delmer (teve passagens por times profissionais como Caxias, Criciúma-SC, Goiás-GO, Ponte Preta-SP e futebol português) comentou a união do grupo para chegar na conquista do título.
“Quando as coisas fluem, quando o grupo encaixa, tudo vai dando certo. Tivemos uma dificuldade na semifinal contra o Canto do Rio. Eu não consegui fazer gol, e aí eu fiquei me cobrando. Tinha certeza que nesse jogo iríamos fazer o máximo para fazer o gol. Tudo fluiu e saiu. Jogamos contra uma grande equipe, respeitamos do início ao fim, e saímos como campeões. Foi uma campanha sem comentários. Estão todos de parabéns”, iniciou, comentando sobre os parceiros de ataque Ferreira e Delei.
“Joguei com o Ferreira no profissional do Caxias, também já conhecia o Delei. São excelentes pessoas. Tenho que aproveitar. Se der opção para eles, eles vão te pifar. Daí, eu faço.”
Vin Diesel tem o auxílio de duas árbitras mulheres na final
Outro destaque da decisão foi a arbitragem. O jogo foi comandado por Jean Pierre Gonçalves de Lima, o Vin Diesel, que pela segunda vez consecutiva apitou a final do Cinquentão. E, pela primeira vez na história da competição, duas mulheres participaram do trio de árbitros: as assistentes Jeissy Freitag e Adriana Duarte.
“Grande jogo. Quando o pessoal sabe jogar futebol e está com vontade de jogar, não dá trabalho. É só não dar trabalho pra eles”, frisou Jean Pierre, que segue no quadro de árbitros da Federação Gaúcha de Futebol.
“Foi um prazer participar dessa final. Realmente, não é muito comum a gente enxergar, nesse nível de competição, mulheres na arbitragem, quem dirá duas de uma vez. Então, ficamos muito honradas pelo convite e oportunidade para poder mostrar a nossa capacidade, dedicação em campo. Que isso possa abrir portas para outras mulheres dividirem os campos do Rio Grande do Sul e, quiçá, do Brasil, como já vimos algumas outras conquistando seus espaços”, contou Adriana.
Cereja do bolo
Presente durante o jogo e na cerimônia de premiação, o secretário municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Daniel Becker, avaliou a competição organizada pela sua pasta.
“A verdade é que agora é a final, o grande espetáculo, mas esse trabalho vem sendo construído há muito tempo. Então, a equipe da SMEL, e uma pessoa que preciso destacar é o Dieizon Rech, nosso diretor que está à frente da várzea, faz um grande trabalho há anos. Hoje (domingo), para coroar o trabalho, aí sim, um trio de arbitragem com o Jean Pierre, as duas mulheres na arbitragem pela primeira vez no Municipal de várzea, é o dia da glória.”
LEIA TAMBÉM