Os dois próximos finais de semana prometem ser de adrenalina pelos céus da região do Vale do Paranhana. A cidade de Rolante recebe nos dias 11 e 12 de março, a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Asa-Delta, durante a realização da 24ª Kuchenfest, a Festa da Cuca. Inclusive, a premiação ocorrerá no domingo à tarde, no Parque da Cuca. Depois, nos dias 18 e 19 de março, será a vez dos parapentes tomarem conta dos céus rolantenses para um campeonato nos moldes do Gaúcho de Parapente, porém sem contabilizar pontos para o ranking estadual.
A primeira etapa oficial da competição estava prevista para 4 e 5 de março, mas acabou adiada em função das chuvas. As competições são organizadas pela Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL) com apoio dos clubes e da Prefeitura de Rolante.
Conforme o presidente da FGVL, Flávio Pinheiro, o início dos campeonatos é sempre bem disputado, com os pilotos já em busca das melhores pontuações, que asseguram mais tranquilidade para o restante da temporada. Já o diretor técnico de Asa-Delta da AGVL, Pierre Gil, ressaltou a importância do retorno da competição para Rolante, que ocorreu ainda em 2019 antes da chegada da pandemia de coronavírus. “Depois de três anos voltamos para o município, com uma grande expectativa no número de participantes. Temos um apoio importante da Prefeitura e do clube local, o MG 10. Esperamos também que o clima nos favoreça para a disputa da competição”, comentou.
Para esta segunda etapa do Gaúcho de Asa-Delta, está prevista a participação de cerca de 35 pilotos. A primeira etapa ocorreu na primeira quinzena de fevereiro. Na categoria Open, o vencedor foi Mário André Felske, de Campo Bom, e na Sport Light, o primeiro colocado foi Ícaro Walbrohel, de Porto Alegre. Na classe Sport, não houve vencedores. A terceira etapa da competição está marcada para os dias 11 e 12 de novembro, em Igrejinha. Depois, Sapiranga receberá as duas últimas provas do ano, em 2 e 3 de dezembro (4ª etapa) e 16 e 17 de dezembro (5ª etapa).
LEIA TAMBÉM