O Campeonato Brasileiro está em aberto e a reta final da competição promete fortes emoções nas últimas cinco rodadas. Depois de abrir 13 pontos na liderança, o Botafogo perdeu gás e agora vê outros times colados na perseguição ao título. A diferença do primeiro para o quinto colocado na tabela é de apenas três pontos. Grêmio, Palmeiras, Bragantino, Flamengo e Atlético-MG também sonham com a conquista. O Brasileirão reservou confrontos decisivos a partir deste fim de semana, na 34ª rodada.
Líder desde a 3ª rodada, o Botafogo soma 59 pontos, com 32 jogos (18 vitórias). O clube carioca nunca esteve tão ameaçado de perder o primeiro lugar. E logo na hora decisiva. Segundo o site infobola.com, o time do Rio de Janeiro tem 28% de ser campeão.
Na segunda posição está o Grêmio, com os mesmos 59 pontos, porém com 33 jogos. A equipe de Renato Gaúcho empata em número de vitórias (19) – primeiro critério de desempate – com o Botafogo, mas perde no saldo de gols (23 x 8). O time gaúcho tem 20% de chance de levantar o troféu.
O Palmeiras está em terceiro, também com 59 pontos, mas tem 17 vitórias em 33 jogos (23 de saldo). O grupo do treinador Abel Ferreira tem 19% de chance de vencer o campeonato.
O Bragantino é o quarto, com 58 pontos em 32 partidas disputadas (16 vitórias). Já o Flamengo, com 32 jogos (16 vitórias), tem 56 pontos. O Massa Bruta aparece com 22% de chance de ser campeão.
O Flamengo aparece na quinta colocação, com 56 pontos, em 32 jogos (16 vitórias). O Rubro Negro tem 13 gols de saldo e 10% de chance de conquistar o título.
O Atlético-MG é o time que tem menos chances de conquistar o campeonato, com 1%. Em sexto, os mineiros somam 54 pontos, em 33 jogos (15 vitórias)
Os caminhos de cada clube
Botafogo
O Botafogo terá um confronto direto pelo título. Neste domingo, o Alvinegro pega o Bragantino, às 16 horas, em São Paulo. Depois disso, terá pela frente o Fortaleza (sem objetivo na tabela) fora, Santos (com chances de rebaixamento) em casa, Coritiba (praticamente rebaixado) fora, Cruzeiro (briga para não cair) em casa, e encerra a temporada diante do Inter (que já deve estar garantido na Sul-Americana).
Grêmio
O caminho do Grêmio não é o dos mais difíceis. O Tricolor tem o Corinthians (com chances de rebaixamento) neste domingo, às 16 horas, na Arena. Na sequência, um confronto direto contra o Atlético-MG fora, Goias (briga para não cair) em casa, Vasco (briga para não cair) em casa, e Fluminense (sem objetivo na tabela) fora.
Palmeiras
O Palmeiras é o único postulante ao título que não enfrenta concorrentes diretos. O time paulista pega o Inter (com poucas chances de rebaixamento) neste sábado, às 21 horas, em São Paulo, o Fortaleza (sem objetivo na tabela) fora, o América-MG (já rebaixado), o Fluminense (sem objetivo na tabela) em casa, e encerra diante do Cruzeiro (briga para não cair) fora.
Bragantino
Teoricamente, o Bragantino tem o caminho mais difícil. Vai jogar contra o líder Botafogo neste domingo, às 16 horas, em São Paulo. Depois pega o Flamengo fora, o Inter fora, Fortaleza (sem objetivo na tabela) em casa, Coritiba (briga para não cair) em casa, e Vasco (briga para não cair) fora.
Flamengo
O Flamengo tem o Fluminense (sem objetivo na tabela) neste sábado, às 18h30, depois pega o Bragantino em casa, o América-MG (já rebaixado) fora, o Atlético-MG (que briga pelo título) em casa, o Cuiabá (sem objetivo na tabela) em casa, e termina contra o São Paulo (sem objetivo na tabela) fora.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags