abc+

OLIMPÍADAS DE PARIS

Resultado do solo da ginástica artística nos Jogos de Paris é alterado e atleta perde medalha; entenda

Federação da Romênia entrou com um recurso para conquistar um lugar no pódio

Kassiane Michel
Publicado em: 11/08/2024 às 13h:46 Última atualização: 11/08/2024 às 13h:46
Publicidade

Uma foto histórica que mostra Rebeca Andrade, Simone Biles e Jordan Chiles no pódio do solo da ginástica artística nos Jogos de Paris 2024 não será mais um símbolo das Olimpíadas. Isso porque uma das atletas perdeu sua medalha, após a Federação da Romênia entrar com um recurso para conquistar a medalha de bronze.

Rebeca é ouro em Paris  | abc+



Rebeca é ouro em Paris

Foto: GABRIEL BOUYS/ AFP

A atleta americana Jordan Chiles perdeu sua premiação, enquanto a romena Ana Maria Barbosu ficou com o bronze.

LEIA TAMBÉM: Saiba quanto dinheiro Rebeca Andrade fatura com medalhas nas Olimpíadas 

Conforme a Corte Arbitral do Esporte, a decisão sobre o que deve ser feito com a medalha de Chiles e a entrega do bronze a Ana Barbosu caberá à Federação Internacional de Ginástica, responsável pela organização da prova nos Jogos Olímpicos.

As autoridades da Romênia reclamam do tratamento às duas atletas do país, pois as romenas Ana Barbosu e Sabrina Voinea ficaram em quarto e quinto lugar.

Romena já estava comemorando o pódio, quando a ginasta americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros aumentaram | abc+



Romena já estava comemorando o pódio, quando a ginasta americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros aumentaram

Foto: Reprodução

Ana Barbosu, que foi a penúltima a se apresentar, somou 13.700 e ficou na terceira colocação, atrás de Rebeca Andrade e Simone Biles. Na sequência, Jordan Chiles recebeu 13.666 de nota. A romena já estava comemorando o pódio, quando a ginasta americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros aumentaram para 13.766.

Em nota, a Federação de Ginástica dos Estados Unidos se pronunciou e afirmou que estão devastados com a decisão do CAS. “Durante todo o processo de recurso, a Jordan foi alvo de ataques consistentes, total e extremamente prejudiciais nas redes sociais. Nenhum atleta deveria ser submetido a tal tratamento.”

Com informações de O Globo

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade