abc+

CONFIRA

Quem é o jornalista que entrevistou novo atacante do Grêmio em dinamarquês

Martin Braithwaite ficou surpreso ao ouvir pergunta em seu idioma: "increíble"

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 03/08/2024 às 15h:51 Última atualização: 04/08/2024 às 20h:45
Publicidade

Uma pergunta surpreendeu o atacante Martin Braithwaite, apresentado nesta sexta-feira (2) no CT Presidente Luiz Carvalho. O dinamarquês, novo reforço do Grêmio, foi questionado em seu próprio idioma, mesmo que fale espanhol fluentemente. “Hej Martin”, começou o repórter na apresentação.

LEIA TAMBÉM: Braithwaite chega ao Grêmio com fome de gols: “São a minha comida e eu preciso comer”

Jorge Grimaldi com os jogadores da seleção dinamarquesa, Nicklas Bendtner e Kasper Schmeichel | abc+



Jorge Grimaldi com os jogadores da seleção dinamarquesa, Nicklas Bendtner e Kasper Schmeichel

Foto: Jorge Grimaldi/Arquivo pessoal

Mas, afinal, quem está por trás da voz com sotaque nórdico que causou a seguinte reação do centroavante gremista: “increíble”? Trata-se de Jorge Felipe Grimaldi, carioca e atualmente editor de esportes do Grupo Sinos.

E como aprendeu a falar dinamarquês? O idioma não é popular entre os brasileiros, que costumam estudar inglês ou espanhol. “Trabalhei no Instituto Cultural da Dinamarca, no Rio de Janeiro. Comecei no fim de 2013 e permaneci até o final do primeiro semestre de 2016, pouco antes das Olimpíadas no RJ.”

MAIS FUTEBOL: Braithwaite é confirmado pelo Grêmio: “Vou dar meu máximo em cada partida”

Martin Braithwaite foi apresentado em entrevista coletiva nesta sexta-feira (2) | abc+



Martin Braithwaite foi apresentado em entrevista coletiva nesta sexta-feira (2)

Foto: Jorge Grimaldi/GES-Especial

No Instituto, Grimaldi trabalhava com comunicação e tinha contato com profissionais de países nórdicos, não apenas da Dinamarca. “Pessoal da Suécia, Noruega, Islândia, Finlândia. Então, nesse período sempre tive muito contato com a cultura e o idioma. Inclusive, no Rio de Janeiro atuava diretamente com dinamarqueses.”

OLIMPÍADAS: O que Poseidon tem a ver com o primeiro ouro do Brasil em Paris?

Foi neste momento que se interessou pelo idioma. “Foi por opção minha, de achar que, como trabalhava diretamente com eles, eu não precisava falar dinamarquês, mas achava que seria legal falar.” O curso foi oferecido pelo próprio Instituto Cultural.

Martin Braithwaite | abc+



Martin Braithwaite

Foto: Divulgação/Grêmio

Em 2014, o jornalista teve a oportunidade de conhecer o país, mantendo contato com a cultura nórdica até agora. “Tenho amigos lá, continuei indo em outros anos. Passei um período maior, de três meses, em 2017, porque queria fazer mestrado na capital. Além de Copenhague, fiquei algumas semanas em Odense e Helsingør. Em fevereiro deste ano voltei ao lado da minha família.” Portanto, com toda a experiência, a oportunidade na apresentação de Braithwaite não poderia passar em branco.

Confira abaixo o trecho da entrevista do jornalista Jorge Grimaldi com o centroavante do Grêmio. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade