Os gaúchos que participaram de duas competições de BMX na Colômbia voltam para a região com um saldo positivo. O piloto Leonardo Gaiteiro, do Ivoti BMX Team, ficou em terceiro colocado no Campeonato Pan-Americano e foi vice-campeão na Copa Latino-Americana. Já o hamburguense Leonardo Nadal, atleta do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo, foi bronze em ambas as competições.
As provas aconteceram no último fim de semana na tradicional pista Carlos Ramirez, localizada na Unidade Esportiva El Salitre.
Leonardo Gaiteiro disputou na categoria Cruiser 30/34, enquanto Nadal no Boys 14. Também de Novo Hamburgo, o jovem Davi Casola (Boys 10), ficou em 12º no Pan-Americano, e entre os 32 do Latino-Americano. Essas são as principais competições da modalidade no continente, e contou com pilotos da Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador, Guatemala, México, Peru, Bolívia e Chile, além, claro, do Brasil.
“A experiência de estar num campeonato desse nível, num país como a Colômbia, que tem cinco medalhas olímpicas, e com mais de 950 atletas inscritos, é única. Voltamos com uma bagagem gigantesca em termos de experiência, aprendizado e, principalmente, para ter gana de treinar mais”, conta o treinador da equipe de BMX de Ivoti, Fernando Silveira.
“Digo pra eles que nem sempre quando ganha tá tudo certo, nem sempre quando perde está tudo errado. Então realmente eu fiquei muito feliz com o desempenho e só tende a melhorar”, continua Silveira, que lembra. “Dia 21 de abril vai ter a primeira etapa da Copa Ivoti e seguimos a passos largos.”
Na sequência da temporada, os pilotos vão se preparar para as próximas etapas da Copa Latino-Americana e do Campeonato Pan-Americano de BMX Racing, que acontecem nos dias 07 e 08 de setembro, em Lima, no Peru, e 12 e 13 de outubro, em Buenos Aires, Argentina.
Para Nadal, há um desafio bem grande antes das competições continentais. Entre 12 a 18 de maio, o hamburguense viajará para Rock Hill, nos Estados Unidos, o berço do BMX, para disputar o campeonato mundial.
LEIA TAMBÉM