Três pilotos de BMX da região do Vale do Sinos foram campeões em competições realizadas em Lima, no Peru, no último fim de semana. Foi na pista de bicicross do Complexo Panamericano Costa Verde, no distrito de San Miguel, que Joaquim Henrich, Leonardo Nadal e Thales Schuler subiram no lugar mais alto do pódio. No sábado, foi disputado o Campeonato Sudamericano, enquanto no domingo aconteceram as provas do Campeonato Iberoamericano.
Além da experiência de participar de uma competição internacional, os atletas voltam para o Brasil com prêmios na bagagem. Mais novo dos três atletas, Joaquim Henrich, que faz parte do time da Associação Ivoti Racing/Equipe Ivoti BMX Team/Prefeitura de Ivoti, foi campeão do Sudamericano e também do Iberoamericano, ambos na categoria Boys 7.
“Estou muito feliz pelo rendimento do Joaquim. É um menino que tem muito potencial na parte técnica, e também conta com um forte apoio familiar, isso é fundamental para o projeto de rendimento”, destaca Fernando Gomes Silveira, diretor técnico da equipe Ivoti.
Na sequência, competindo na categoria Boys 14, Leonardo Nadal, do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo (GANH), também foi campeão dos dois campeonatos. O hamburguense vem de uma sequência de viagens e títulos, já que venceu uma etapa do Derby City Nationals, em Louisville, no Kentucky, EUA, onde representou a equipe norte-americana Alltow Wrecking Crew/PKS Team USA, e se sagrou campeão da categoria Open Boys 13-14, nos primeiros dias de setembro.
Já Thales Schuler, da Liga Campobonense de BMX, levou o 3º lugar Sudamericano, no sábado, e foi campeão do Iberoamericano, no domingo. Ele competiu na categoria Junior Man. Do Clube 19 de Julho, de Sapiranga, João Rambo, que tentava o título do Boys 11, ficou na 7ª posição no Sudamericano e caiu na semifinal do Iberoamericano.
Para competir no Peru, a equipe brasileira contou com financiamento do Pró Esporte /RS.
Agora, os pilotos vão se preparar para o a etapa do Campeonato Brasileiro, que será realizada nos dias 21 e 22 deste mês, na Pista Municipal de BMX no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba-PR.
LEIA TAMBÉM