abc+

VOO LIVRE

Pilotos da região Sul do País estão colorindo o céu da região

A etapa única do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2024 começou neste sábado (10) e segue até terça

Joceline Silveira
Publicado em: 11/02/2024 às 00h:29
Publicidade

Amantes do voo livre do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão aproveitando mais uma boa temporada de ventos na região. No Morro Ferrabraz, em Sapiranga, considerado um dos principais sítios de voo livre do Estado, ocorre até terça-feira (13), a etapa única do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2024, que celebra os 20 anos do Campeonato Sul-Brasileiro de Voo Livre. E lá, a quase 780 metros de altura, as aventuras pelo céu já começaram.

Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2024 | abc+



Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2024

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Cerca de 60 pilotos dos três estados estão na disputa, que conta com competidores que participam do brasileiro da modalidade. Neste sábado (10), primeiro dia de competição, as condições climáticas atrasaram em meia hora o início das decolagens. “Estamos sempre analisando as condições meteorológicas. É recomendado que o vento para decolagem esteja entre 5km/h e 15 km/h, para que a decolagem seja fácil, segura e ofereça condições iguais a todos pilotos”, explica o presidente da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), Luciano Horn.

Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2024 | abc+



Campeonato Sul Brasileiro de Parapente 2024

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Vento alinhado

Com o vento alinhado os competidores ganham o espaço aéreo das cidades de Sapiranga, Nova Hartz, Igrejinha, Taquara e Parobé, rumo a disputa nas categorias Open, Serial, Sport e Sport Light.
Piloto de moto velocidade por cerca de duas décadas, Rodrigo Fernandes, de 45 anos, trocou o asfalto pelos céus há seis anos. “E que troca incrível, não é? Parapente é esporte, adrenalina e contato com a natureza. Qual outro esporte que te proporciona tudo isso?”, questiona o piloto membro da comitiva de 15 atletas que representam o Paraná na competição.

“É inexplicável. Só voando para entender essa sensação”. Esse é o relato de Maicon Daniel de Souza Corrêa, um dos pilotos da delegação gaúcha. Otimista com a competição, o hamburguense de 38 anos, frisa a vantagem de voar em casa como diferencial dos pilotos gaúchos. “Nosso sítio de voo é muito bom, assim como a estrutura e as condições climáticas desta época do ano. Entender como tudo isso funciona, ajuda muito na hora de fazer o plano de voo, que interferir no desempenho do atleta”, explica Corrêa.

Para quem quiser acompanhar as competições, as decolagens ocorrem até a próxima terça-feira (13) por volta do 11h30, dependendo das condições climáticas. A entrada é gratuita para o público no Morro Ferrabraz. 

 

Veja galeria de fotos



 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade