A patinadora hamburguense Antônia Homem Cornely, de apenas 9 anos, conquistou mais uma importante medalha de ouro neste domingo (19). Desta vez, o título inédito na curta carreira da atleta ocorreu durante uma competição internacional e representando as cores do Brasil, já que ela integra a delegação brasileira que viajou para Trieste, na Itália.
Antônia foi campeã da final da Internacional Artistic Séries na modalidade FreeDance, categoria Tots. Ela ainda terminou a competição na 11ª colocação na modalidade Livre, categoria Tots. Atletas de 28 países participam da competição. “Desta vez estava entre as europeias, que são muito fortes e não estavam na outra fase”, destaca a mãe, Cintia Cristina Homem Cornely, que acompanha a filha na viagem.
Rayssa Leal, a Fadinha, é campeã do skate street em Xangai
A pequena atleta de Novo Hamburgo foi a primeira integrante da Seleção Brasileira a conquistar uma medalha de ouro na competição italiana. “Estamos muito orgulhosos e felizes”, pontua Cintia.
Ascensão meteórica: Campeã brasileira e mundial
A carreira de Antônia Homem Cornely é meteórica. Antes de chegar à seleção, a atleta conquistou o título brasileiro de patinação artística 2024 na modalidade Livre Tots Classe Internacional, em fevereiro, durante competição realizada no município de Venâncio Aires/RS. A conquista brasileira lhe credenciou para o Artistic International Series 2024, que aconteceu em Brasília, no início de abril. Durante a competição, Antônia conquistou o título de campeã mundial de patinação em duas categorias: Free Skating e Solo Dance no Tots (8 e 9 anos).
Quando voltar de Trieste, Itália, Antônia terá pouco tempo para comemorar, já que deve iniciar logo a preparação para o Campeonato Gaúcho, que acontece de 11 a 16 de junho em Novo Hamburgo, e para o Campeonato Pan-Americano na Colômbia, em julho; o Troféu Brasil em agosto; os Jogos Sul-Americanos em outubro. Além disso, ela tem ainda o Show de Final de Ano da Escola Patinart, que será no Ginásio do CEI, em 30 de novembro.
LEIA TAMBÉM