As competições que integram o Meeting Paralímpico Brasileiro acontecem neste sábado (24). Atletas do Centro de Referência do Paradesporto Brasileiro de Canoas (CRPB-CANOAS) participam das disputas realizadas em três locais em Porto Alegre, conforme a modalidade. A natação será no Grêmio Náutico União, o atletismo na Sogipa e o tiro com arco no Centro Estadual de Treinamento Esportivo/(Cete).
“Eu estou com uma boa expectativa do Meeting. Os treinos estão bem fortes e eu espero pegar uma boa marca nessa competição”, destacou o atleta de paratletismo deficiente visual, Felipe Borges sobre a participação no Meeting Paralímpico Brasileiro.
Como ex-atleta e pessoa com deficiência, o técnico da equipe de atletismo do paradesporto no CRPB, Carlos Ramos Junior, fica feliz em oportunizar a prática esportiva para os atletas. “Dar condições para que eles lutem por uma vida melhor. São coisas que o esporte me trouxe e eu procuro possibilitar isso para eles”, exaltou.
Depois de superar a ansiedade e realizar a classificação funcional, o paratleta do tiro com arco Antonio Marcos Rubim Vasques, de 48 anos, ficou feliz com o resultado que obteve, ficando na categoria W2. “Foi bem tranquilo, a classificadora foi bem atenciosa, fiz várias simulações e ela me deixou confiante e, graças a Deus, deu tudo certo. Agora é só competir e trazer um bom resultado para Canoas”, afirmou,
Nessa mesma linha, o secretário de Esporte e Lazer, Jerson Cunha completa: “Nosso objetivo como cidade sede de um Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) é justamente propiciar a oportunidade a atletas paradesportistas, para que possam desenvolver suas capacidades e talentos de forma inclusiva no mundo dos esportes. Ver esses atletas participando de grandes competições como o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, demonstra que estamos no caminho certo”.
Meeting Paralímpico Brasileiro
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting Paralímpico Brasileiro reúne, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo, etapas regionais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB). Em Porto Alegre, há um total de 290 inscritos de nove estados (AM, DF, ES, PR, RR, RS, SC, RJ e SP) em provas de atletismo, natação, bocha e tiro com arco. A capital gaúcha terá provas de alto rendimento e as Paralimpíadas Militares e das Paralimpíadas Escolares.
LEIA TAMBÉM