abc+

OLIMPÍADAS DE PARIS

Nadadora brasileira expulsa da delegação em Paris se manifesta

Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ana Carolina Vieirateria cometido "atos de indisciplina"

Publicado em: 28/07/2024 às 21h:14 Última atualização: 28/07/2024 às 21h:14
Publicidade

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) informaram neste domingo (28) que a nadadora Ana Carolina Vieira foi expulsa da delegação brasileira na Olimpíada de Paris-2024. Ela teria cometido “atos de indisciplina”, assim como o nadador Gabriel Santos, que recebeu apenas uma advertência.

Ana Vieira | abc+



Ana Vieira

Foto: Reprodução/Instagram

Ambos os atletas, segundo o COB, deixaram a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira (26), dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. “Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação”, informou o comitê.

LEIA MAIS: Rayssa Leal ganha medalha de bronze no skate street dos Jogos de Paris

A brasileira disputou a prova de revezamento 4×100 metros livre e ainda entraria na raia para o 4×100, medley misto de natação, enquanto Gabriel Santos também esteve no revezamento 4x100m livre, prova na qual o Brasil não conseguiu a classificação para a final.

A atleta do Pinheiros, de 22 anos, foi medalhista de ouro no revezamento 4x100m livre misto e bronze no 4x100m livre nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Ela também esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires-2018, no qual faturou a prata tanto no 4x100m livre quanto no 4x100m livre misto.

Nadadora se manifesta

Nas redes sociais, Ana se manifestou na noite deste domingo. Ela disse ter sido pega de surpresa pelo comunicado, já que alega não ter tido má conduta e que irá provar. Segundo a atleta, após o anúncio, ela foi impedida de falar com o psiquiatra e pegar um copo de água, tendo deixado a Vila Olímpica sem conseguir nem mesmo pegar seus materiais.

“Estou desamparada. Me mandaram entrar em contato com o COB, mas como eu vou entrar, sendo que eu já fiz uma denúncia de assédio dentro da seleção e nada foi feito”, relatou.

Confusão no passado

Esta não foi a primeira vez que Ana Carolina Vieira se envolveu em confusão durante uma competição. Em junho do ano passado, ela chegou às vias de fato com a também nadadora Jhennifer Alves durante o Troféu Brasil de natação, disputado no Recife.

VEJA: Larissa Pimenta conquista o bronze para o Brasil no judô em Paris 2024

Jhennifer, que havia conquistado a medalha de ouro nos 100m peito, prova na qual Ana Carolina foi bronze, teria trocado provocações com a companheira de profissão, que, segundo os relatos, a agrediu na sequência. Após trocarem tapas e arranhões, elas registraram o caso na delegacia de Boa Viagem. Na ocasião, as atletas acabaram não sendo punidas pela organização do Troféu Brasil. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da modalidade também chegou a analisar o caso.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade