O Brasil perdeu uma das maiores lendas dos ringues nesta quinta-feira. O ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu aos 66 anos. Ele estava internado desde 2017 em uma clínica de repouso em Itu, interior de São Paulo.
A informação foi confirmada por Irani Pinheiro, esposa do campeão mundial, ao “Balanço Geral”, da Record TV. O motivo do óbito não foi revelado.
Maguila lutou entre 1983 e 2000. Ao todo, foram 85 lutas oficiais, com 77 vitórias (sendo 61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico na categoria pesos-pesados. Nos ringues, Maguila enfrentou nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
Ao longo de seus 17 anos de carreira, foi campeão brasileiro, sul-americano, das Américas, e Mundial (pela Federação Mundial de Boxe, considerado na época como segunda linha, em 1995).
No entanto, a maior luta de sua vida foi contra uma encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, causada pelos golpes na cabeça que levou durante sua carreira no boxe. A doença foi diagnosticada em 2013.
LEIA TAMBÉM