abc+

MELHOR DO MUNDO

Messi conquista a oitava Bola de Ouro; confira a lista completa de vencedores

O brasileiro Vini Jr. levou o troféu Sócrates pela atuação social fora de campo e ficou em 6º na lista dos melhores

Jorge Grimaldi
Publicado em: 30/10/2023 às 18h:43 Última atualização: 30/10/2023 às 18h:52
Publicidade

A festa para a entrega do prêmio Bola de Ouro, criado pela revista francesa France Football, aconteceu nesta segunda-feira (30), em Paris, na França. O evento foi apresentado pelo ex-atacante Didier Drogba e a jornalista francesa Sandy Heribert. Pela oitava vez, Lionel Messi foi escolhido como o melhor jogador do mundo. No feminino, a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmati. O brasileiro Vini Jr. levou o troféu Sócrates pela atuação social fora de campo e ficou em 6º na lista dos melhores.

O Brasil não venceu uma Bola de Ouro desde 2007, quando Kaká foi o vencedor.

O primeiro premiado da noite foi o meio campista inglês Jude Bellingham. O jogador do Real Madrid foi eleito o melhor jogador sub-21 da temporada 2022/23. Na sequência, foi a vez de Vini Jr. subir ao palco para receber o Prêmio Sócrates das mãos do príncipe Albert II, de Monaco.

O reconhecimento é pelo projeto Instituto Vini Jr., que concilia ferramentas tecnológicas com a linguagem futebolística para modernizar dinâmicas de aprendizado em escolas públicas. Inclusive, o Instituto instalou o Centro de Tecnologias (CT) Educacionais BASE na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Profª. Adolfina Diefenthaler, do bairro São José, em Novo Hamburgo.

Vini aproveitou o tamanho do evento para falar sobre racismo. “É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças, e que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro venham a sofrer menos”, disse o Brasileiro.

A cerimônia continuou com homenagens aos ex-jogadores Luis Suárez, Bobby Charlton e Pelé, que faleceram no ano passado. Depois foi a vez do Barcelona ganhar o título de Melhor Clube do Futebol Feminino.

Melhor goleiro

Em mais um prêmio individual, o argentino Emiliano Martínez levou o Troféu Lev Yashin, de melhor goleiro. Dibu atua no Aston Villa, da Inglaterra. Na Copa do Mundo do Catar, ele foi um dos principais responsáveis pelo título da Argentina. O Brasileiro Ederson ficou em segundo.

Artilheiro

O Prêmio Gerd Müller foi dado ao jogador com mais gols da temporada 2022/2023. O norueguês Erling Haaland venceu o troféu por ter anotado 56 gols.

Melhor time masculino

Por ter vencido a Copa da Inglaterra, o Campeonato Inglês e a Champions League em 2022/23, o Manchester City, da Inglaterra, foi eleito o melhor time da temporada.

Melhor jogadora do mundo

A espanhola Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona, conquistou o título de melhor jogadora de futebol do Mundo. A meio-campista foi de grande importância para a Espanha conquistar o Campeonato Mundial na Nova Zelândia e Austrália nesta temporada.

Melhor jogador do mundo

No grande momento da noite, o argentino Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé, o norueguês Erling Haaland e o belga Kevin De Bruyne disputaram o título de melhor futebolista da temporada 2022/2023. E pela oitava vez, o prêmio, entregue pelo ex-jogador David Beckham, ficou com o atacante campeão do mundo de 2022 pela Argentina. O jogador atua no Inter Miami, dos Estados Unidos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade