Doze patinadoras hamburguenses, integrantes da escola Volare de Patinação Artística, disputam atualmente o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2024, em Venâncio Aires. As meninas, com idades entre 9 e 15 anos, estão fazendo bonito na competição, com medalhas conquistadas e, algumas delas, com chances de integrarem a seleção brasileira de patinação no campeonato Sul-Americano e no Mundial, que acontecerá na Itália, em setembro.
As atletas Julia Pruch (14 anos), Helena Feller (14 anos), e as gêmeas Ayra e Manuella Becker (15 anos) fazem parte do grupo Dynami, que tem parceria com a Volare, e conquistaram a medalha de ouro na classe internacional sênior.
De acordo com a coordenadora da Volare, Talitha Haas – que é a primeira brasileira medalhista Mundial individual (bronze aos 14 anos) e Medalhista Pan Americana em 2011 (bronze) e 2015 (prata) -, três mini grupos de show sênior são convocados ao Mundial. “Como o Dynami ficou com a primeira colocação, a chance de serem convocados é muito grande”, explica.
Até agora, o mini grupo da Volare já conquistou a medalha de ouro na modalidade grupo de show junior internacional, ouro na modalidade mini grupo de show sênior internacional com o Dynami (parceria com as escolas ABB e Chassê de Porto Alegre), bronze no torneio nacional adulto 1 – pré juvenil (conquistado por Laura Finger competindo com 41 atletas), e ouro no torneio Nacional adulto 1 sênior (conquistado por Nicole Felix competindo com 50 atletas).
“O desempenho do Brasil em campeonatos mundiais vem melhorando muito ao longo dos últimos anos. Em 2009, fui a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha individual em campeonatos mundiais, e após isso, outras medalhas vieram também. Já na modalidade de grupo, o Brasil tem diversas medalhas ao longo dos anos”, comenta Talitha Haas.
Patinadoras desde a infância, as gêmeas Ayra e Manuella Becker possuem mais do que a aparência em comum. Medalhistas de ouro no Brasileiro que está sendo disputado em Venâncio Aires, o sonho de uma convocação também é idêntico: “Quando eu tinha 7 anos, falei que meu sonho era estar competindo em um campeonato do Mundo. E agora, prestes a realizá-lo, as expectativas são as melhores possíveis, vamos dar o nosso melhor”, comenta Ayra. “Eu acredito que temos muitas chances para recebermos a tão sonhada convocação. Vamos treinar muito para que possamos superar as expectativas no campeonato do mundo”, completa Manuella.
Atletas de Novo Hamburgo competindo no Brasileiro de Patinação Artística e suas modalidades:
- Ayra Becker (15 anos): livre, solo dance, grupo de show junior, mini grupo de show sênior
- Manuella Becker (15 anos): livre, solo dance, grupo de show junior, mini grupo de show sênior
- Helena Feller (14 anos): livre, solo dance, grupo de show junior, mini grupo de show sênior
- Laura Finger (12 anos): livre, solo dance, grupo de show junior
- Ana Laura Daudt (15 anos): livre, solo dance, grupo de show junior
- Nicole Felix (14 anos): livre, grupo de show junior
- Victoria Fonseca(11 anos): grupo de show junior
- Antonella Poltronieri: (12 anos): grupo de show junior
- Betina Treichel (13 anos): livre, solo dance, grupo de show junior
- Luiza Zardo (12 anos): livre, solo dance, grupo de show junior
- Julia Pruch (14 anos): livre, solo dance, mini grupo de show sênior
- Sarah Schrader (9 anos): livre
LEIA TAMBÉM