JOGOS NO CHILE
Com medalhistas do RS, Brasil bate recorde no Pan-Americano
País obteve o total de 205 medalhas e ficou atrás apenas dos Estados Unidos; alguns dos atletas vencedores são de Canoas, Três Coroas e Taquara, além de técnico de São Leopoldo
Última atualização: 06/11/2023 21:11
O Brasil tem bons motivos para enaltecer os atletas que participaram do Pan-Americano no Chile, que encerrou no domingo (5). O País ficou apenas atrás da potência esportiva Estados Unidos, com 205 medalhas no total – 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. Foi o recorde brasileiro no Pan.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Atletas da região também medalharam: Fernando Scheffer (de Canoas, foi ouro no revezamento 4x200 metros livre masculino na natação), Guilherme Mapelli (de Três Coroas, conquistou o ouro na categoria caiaque cross masculino), Jorge Fank (de São Leopoldo, técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, que conquistou o bronze) e Matheus Ely (de Taquara, conquistou o bronze na disputa da equipe masculina no arco recurvo).
"Nossa Seleção Feminina se despede dos Jogos Pan-Americanos nas semifinais e garante a medalha de bronze. Orgulho, meninas! Vocês foram gigantes!", escreveu Fank em publicação na rede social Instagram, no final de semana.
Além das medalhas, a delegação brasileira ainda garantiu 40 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, para alegria imensa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Estou muito satisfeito com o desempenho brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. O COB sempre quer fazer o amanhã melhor do que o ontem e esse era nosso objetivo”, comemorou o presidente da entidade, Paulo Wanderley.
Em relação ao Pan de Lima, disputado em 2019 e até então o mais vencedor da história do Brasil, foram 12 medalhas de ouro a mais em Santiago (66 a 54), e 28 de pratas (73 a 45), com o bronze quase parecido (70 no Peru diante de 66 agora).
*Com informações da Agência Estado