abc+

SOMANDO PÓDIOS

Leopoldenses da canoagem vão em busca de mais conquistas

Convocados para a Seleção Brasileira, Giovana, Herick e Rauany estão entre os atletas da Aleca que irão para mais uma competição neste fim de semana

Priscila Carvalho
Publicado em: 19/10/2023 às 13h:57 Última atualização: 20/10/2023 às 09h:49
Publicidade

A equipe da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) embarca neste fim de semana para mais um compromisso importante da modalidade. No sábado (21), o grupo compete em nova etapa do Campeonato Gaúcho, organizado pela Federação Gaúcha de Canoagem, desta vez, em Caxias do Sul.

Entre os mais de 20 atletas que devem participar da competição, o time de São Leopoldo terá ainda três jovens promessas que foram convocadas pela Seleção Brasileira de Canoagem e representaram o País no Campeonato Sul-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, ocorrido de 29 de setembro a 1° de outubro, também no estado mineiro.

Giovana, Herick e Rauany foram convocados para representar o Brasil no Sul-Americano de Canoagem



Giovana, Herick e Rauany foram convocados para representar o Brasil no Sul-Americano de Canoagem

Foto: Divulgação

“No caminho certo”

Os atletas Herick Lopes Rafaelli e Rauany de Oliveira Gomez, de 18 anos, e Giovana Rocha, de 17, foram alguns dos medalhistas da Aleca no Campeonato Brasileiro, que ocorreu em setembro, em Minas Gerais, e, por suas classificações nas provas em que disputaram acabaram sendo também convocados para integrar o time Brasil no Sul-Americano da modalidade, na categoria Júnior.

Uma alegria nós só para os jovens leopoldenses, mas também para a associação que eles integram. “É uma satisfação tremenda, pois quando iniciamos lá em 2005, 2006, não sonhávamos chegar tão longe. Nosso objetivo era fazer com que eles parassem de tomar banho no rio e depois melhorassem o rendimento escolar. Mas depois que participamos do nosso primeiro campeonato nacional, em 2010, a vontade de ir mais além só crescia a cada evento”, disse a chefe da equipe da Aleca, Daniela Maioli.

“Estas não foram nossas primeiras convocações, mas foram as primeiras pós-pandemia, onde estamos com a renovação da equipe de atletas. Em resumo, é ter a certeza de que estamos no caminho certo e de que cada obstáculo vencido valeu muito a pena”, completou.

Cinco pódios sul-americanos

Herick, no Sul-Americano de Canoagem



Herick, no Sul-Americano de Canoagem

Foto: Divulgação

Para os leopoldenses convocados e agora também medalhistas sul-americanos, fazer parte da Seleção Brasileira é mais um sonho alcançado. Os três jovens são moradores do bairro Santos Dumont e conheceram a modalidade através do projeto Canoagem na Escola, enquanto estudavam na Escola Municipal Padre Orestes.

Apaixonado por esportes desde pequeno, Herick já fazia capoeira, muay thai e dança, entre outras oficinas. Em 2018, resolveu entrar também no projeto e se testar na canoagem. Pelo seu desempenho, foi convidado a integrar a equipe da Aleca e participar das competições. Foi aí que vieram as diversas medalhas e a primeira convocação para o time Brasil, no mês passado. “Não acreditei, tanto que fiquei esperando a confirmação para ter certeza”, comentou.

No Sul-Americano, mais pódios: Herick ganhou o 1º lugar nas provas K2 (em dupla) Júnior 200m e K4 (em grupos de 4 canoístas) Júnior 200m, além do 2º lugar no K2 Júnior 1000m, K4 Júnior 1000m e K4 Júnior 500m, totalizando cinco medalhas.

Representando o País e o esporte que ama

O esporte iniciou para Giovana por intermédio da prima, que já participava do Canoagem na Escola. A jovem começou em 2018 e chegou a sair, mas retornou em 2021, já integrando o time da Aleca.

A convocação para ela, foi mais uma realização. “Eu estava com uma expectativa boa, porque vinha me esforçando. Meu coração se alegrou muito. Fiquei muito feliz. Era meu sonho ser convocada e eu consegui!”, exclamou a jovem. “Saber que eu estava ali para representar o Brasil e levar o esporte que eu amo, foi demais. Nunca imaginei que seria assim”, completou.

Junto com Rauany, parceira de caiaque e amiga de longa data, Giovana conquistou as medalhas de 2º lugar na prova de K2 Júnior 500m e 3º lugar no K2 Júnior 1000m.

“Vamos para colocar a Aleca no pódio”

Para Rauany, a convocação não foi novidade, mas a vontade de fazer sempre melhor a deixou ainda mais motivada.

A dupla Giovana e Rauany durante o Sul-Americano da modalidade



A dupla Giovana e Rauany durante o Sul-Americano da modalidade

Foto: Divulgação

Ela conta que começou no projeto em 2016 e, no mesmo ano, foi convocada para representar o estado no Campeonato Brasileiro. Em 2019, aos 14 anos, ela foi chamada para compor a equipe brasileira em competição fora do País, no Equador. “Na primeira vez fiquei muito feliz. Era uma novidade, estava descobrindo como era ainda, porque eu não tinha ideia. Foi uma surpresa”, descreveu. “Desde que fui convocada, minha ideia era sempre ir melhor nas competições pra ser chamada de novo. Eu estava na
expectativa (da convocação para o time Brasil), mas quando acontece a gente fica muito feliz. O coração saiu pela boca”, completou.

Ela conta que ficou feliz com o resultado no Sul-Americano, mas que já buscam melhorar os índices. “A gente treina o ano inteiro pra dar o nosso melhor. Vamos treinar muito mais para os próximos”, afirmou. Sobre a etapa gaúcha deste sábado, Rauany promete: “Vamos para colocar a Aleca no pódio”.,

“Motivo de orgulho para a nossa comunidade”

Hoje medalhistas sul-americanos, os três convocados leopoldenses ingressaram na equipe da Aleca após participarem do projeto Canoagem na Escola, enquanto estudavam na Escola Municipal Padre Orestes.

A diretora da instituição, Lucila Pinheiro da Costa, avalia que o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) é muito importante e possibilita um protagonismo dos jovens no esporte. “Na nossa escola, muitos alunos participam do projeto. A gente sempre tem lista de espera de estudantes que querem entrar no projeto, pois aqui ele sempre foi bem atuante”, ponderou.

Ela também lembra com emoção dos três alunos que iniciaram a modalidade pela instituição. “Eu me emociono, pois eles vieram de uma escola pública, de uma comunidade periférica, em situação de vulnerabilidade social. Isso é um motivo de orgulho muito grande para a nossa comunidade”.



Competição também em novembro

A canoagem leopoldense ainda tem mais uma competição gaúcha marcada para este ano: dia 4 de novembro, em Lajeado.

Conforme Daniela, além da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Aleca conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e com o patrocínio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade