PÓDIO
Kauã Soares conquista medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Judô
Competição aconteceu no último fim de semana em Curitiba, no Paraná
Última atualização: 03/10/2023 20:18
A delegação gaúcha de judô voltou do Campeonato Brasileiro da modalidade, que foi realizado no último fim de semana no Ginásio do Tarumã, em Curitiba-PR, ocupando o terceiro lugar no ranking geral com 16 prêmios (cinco ouros, quatro pratas e sete bronzes). Ao todo, 529 atletas de 26 federações estaduais participaram do evento na classe sub-13 e 513 disputaram o sub-15. Foi o maior Brasileiro da última década realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Entre os medalhistas, está o hamburguense Kauã Soares, de 12 anos, que conquistou o segundo lugar na categoria superligeiro (-28 quilos).
Outros medalhistas gaúchos
Sub-13: Categoria leve -38: bronze para Eduardo Ruffoni; Meio-médio -42: bronze para Anita Silva e Yasmim Moraes, e ouro para Artur Bisotto; Médio (-47): ouro para Anielly Almeida e Fábio Emer, prata para Isabela Silva, e bronze para Rian Nunes; Meio-pesado -52: bronze para Luis Silva.
Sub-15: Na categoria superligeiro -40: ouro para Arthur de Melo e prata para William Schumacker; Ligeiro -45: prata para Antônio Staudt; meio-leve -44: bronze para Mikaella Tagliassuchi; meio-leve -50: bronze para Leonardo Martins; médio -66: ouro para Yago Mello.
No sábado também aconteceu a IV Copa NAJ de Judô, no Ginásio da Fenac, em Novo Hamburgo. O evento levou o nome de Calebe Rorato Schmidt, uma homenagem a um aluno de 7 anos que faleceu em julho. O campeonato contou com 142 judocas das categorias pré-mirim (a partir de 3 anos) e veteranos (30+). Os competidores foram alunos de diferentes polos da NAJ, escolas onde professores da NAJ atuam e também convidados.
Cerca de 130 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e serão doados para o Banco de Alimentos de NH. Na abertura da Copa, além da homenagem ao jovem Calebe, foram homenageados os atletas hamburguenses Kauã Soares, do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo/GABA e Vitor de Souza Dapper, da NAJ, pelas medalhas conquistadas no Pan-Americano nas categorias sub-13 (Kauã) e sub-18 (Vitor).
No sábado (7), em São Leopoldo, a NAJ terá 15 atletas, entre sub-11 e sub-18, em busca pela vaga na seleção gaúcha que representará o RS no Meeting Interestadual Interclubes, que será em Itajaí- SC, nos dias 3 e 4 de novembro. A GABA vai para a competição com 39 judocas.