É no Centro de Tradições Gaúchas Raízes da Tradição, em Canoas, que o sensei Cristiano Saldanha comanda um projeto social que ocorre duas vezes por semana. No último sábado (5), o treinador chefiou a delegação composta por 14 atletas que representou a Associação Canoense de Karatê no Campeonato Gaúcho de Karatê infantil sub-8 até Junior, no Grêmio Náutico Gaúcho em Porto Alegre. O resultado foi um sucesso. O time conquistou 10 medalhas.
Kerollyn Lacerda, de 12 anos, conquistou o ouro no kumite e a prata no kata; Kenny Santos, 15, Evylin Lapazini, 13, e Erik Daros, 10, venceram no kumite; Eduarda Andres, 16, foi a segunda colocada no kata; Guilherme Damasceno, 16, e Matheus Daros, 12, foram vice-campeões no kumite; Daniel Daros, 12, e Livia Lacerda, 7, foram terceiros colocados no kumite e kata, respectivamente.
“A minha avaliação é muito positiva. Essas crianças só têm o apoio dos pais. Conseguimos ir lá, competir, e voltar com vários campeões gaúchos. Agora eles vão disputar o Campeonato Brasileiro e também uma vaga para a seleção brasileira de karatê”, conta o sensei, que vai precisar correr atrás de patrocínio para levar os karatecas para competir fora do Estado.
Ao longo dos 13 anos da parceria entre a Associação e o CTG, mais de 500 atletas já participaram do projeto. Hoje, cerca de 60 crianças e adolescentes treinam no local.
LEIA TAMBÉM